Home Perguntas e Respostas Bíblicas Qual será o destino eterno dos anjos?

Qual será o destino eterno dos anjos?

34
0
Qual será o destino ou destino dos anjos? Os humanos terão autoridade sobre eles?

No presente momento, a principal responsabilidade dos anjos justos é servir a Deus e ministrar para (servir, ajudar) aqueles que são cristãos verdadeiros (Salmos 91, Hebreus 1:14, ver nosso artigo sobre o assunto ). Eles vigiam os crentes e são observadores interessados ​​dos planos de Deus na Terra (1Pedro 1:12). Antes de discutirmos os anjos e seu destino, precisamos cobrir sua relação atual com os humanos.

O destino de todos os seres humanos que têm ou vão viver na terra é possuir menos habilidades, poder e autoridade do que os anjos (Hebreus 2: 7). Nós claramente vivemos em um plano inferior de existência do que espíritos que existiram por muito mais tempo e que têm acesso face-a-face a Deus (ver Mateus 18:10).

Nós, humanos, convertidos ou não, não recebemos (nesta vida) autoridade de Deus para mandar os justos anjos para fazerem a nossa vontade. As Escrituras registram, no entanto, casos em que os humanos fizeram pedidos quando tais servos espirituais apareceram para eles. Muitas vezes o que é pedido é concedido, mas às vezes não é.

 

Anjo de Bernini
Anjo
Gian Lorenzo Bernini, 1667 – 69

 

Por exemplo, Ló pediu a dois seres angélicos que ele e sua família pudessem evitar a destruição de Sodoma fugindo para a cidade de Zoar. Seu pedido foi concedido (Gênesis 19:18 – 21). Manoá solicitou que um mensageiro angélico, enviado para instruí-lo sobre como levantar Sansão , ficasse para uma refeição (Juízes 13:15 – 16). O mensageiro espiritual rejeitou seu pedido.

A autoridade, no entanto, e finalmente o destino eterno dos anjos, mudará dramaticamente no futuro próximo. Essa mudança é sugerida pelo apóstolo Paulo, que disse à igreja de Corinto que seu destino no reino de Deus era julgar os seres espirituais (1Coríntios 6: 3)! Embora os humanos sejam agora “um pouco menores que os anjos” (Hebreus 2: 7), eles têm o potencial, através de Jesus, de ter autoridade sobre tudo (versos 8-11).

Todos os cristãos verdadeiros que já morreram na fé serão ressuscitados por Cristo em sua segunda vinda (1Coríntios 15:51 – 52, 1Tessalonicenses 4:16 – 17). Eles serão introduzidos na família espiritual de Deus e receberão autoridade para reinar sobre a humanidade por mil anos (Apocalipse 20: 4, 6). Assim como Cristo, o primogênito dentre os mortos, herdou um nome muito maior do que os anjos (Hebreus 1: 4), assim também todos os humanos serão trazidos para a glória (2:10 – 11).

A Bíblia ensina claramente que os anjos não receberão domínio sobre “o mundo vindouro”, que inclui humanos ressuscitados (Hebreus 2: 5). Começando na Segunda Vinda, eles não apenas continuarão a servir a Deus Pai e Jesus, mas também a servirem a família de filhos e filhas ressuscitados de Deus. Esses seres espirituais também estarão sob a autoridade de humanos que se arrependem e ressuscitam durante o Milênio e depois.

O destino e a autoridade reduzida de incontáveis ​​espíritos justos é claramente visto na Nova Jerusalém que Deus criará depois de fazer um novo céu e nova terra. A nova cidade se tornará o centro do universo e o lugar onde Deus e Jesus colocarão seus tronos (Apocalipse 21: 3, 22 – 23). A muralha da cidade conterá doze pedras de fundação. Estas pedras irão memorializar e honrar, por toda a eternidade, não os nomes de quaisquer anjos, mas dos doze discípulos que iniciaram a igreja do Novo Testamento (Apocalipse 21:14).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here