Home Parábolas Parábolas de Jesus

Parábolas de Jesus

53
0
sermão

 

Parábolas de Jesus – O que são parábolas? 
Os 66 livros da Bíblia consistem em variados estilos e dispositivos literários, incluindo as parábolas de Jesus. De fato, a Bíblia contém algumas das ilustrações mais vívidas que, mesmo sem qualquer aplicação espiritual, evocam uma ampla gama de emoções. A parábola é uma dessas ferramentas literárias empregadas no Antigo e no Novo Testamento. O próprio Jesus usou esse método com mais frequência.




De um modo geral, uma parábola é um conto fictício, embora geralmente realista. O propósito normal das parábolas da Bíblia era transmitir uma verdade espiritual mais elevada.

Derivada da palavra “paraballo”, a palavra “parábola” significa uma comparação entre dois objetos. Assim, uma parábola pode conter uma palavra principal que é usada para espelhar outro conceito ou objeto singular. Mateus 13:33 é um exemplo: “Ele contou-lhes ainda outra parábola: ‘O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em grande quantidade de farinha até que funcionasse em toda a massa’.“ Aqui, o reino do céu é comparado a uma coisa, “fermento”. Às vezes a verdade é transmitida por toda a história, como a parábola dos dois filhos (Lucas 15: 11-32).

Porque as parábolas se assemelham a acontecimentos prováveis, alguns estudiosos da Bíblia acreditam que as histórias realmente aconteceram. A parábola do rico e de Lázaro, encontrada em Lucas 16: 19-31, é um desses exemplos. Alguns argumentam que essa parábola inclui pessoas e eventos reais; outros acreditam que foi uma lição fictícia dirigida por Jesus nos corações endurecidos de Seu dia.

Em contraste com as alegorias, as parábolas geralmente contêm um ponto em vez de múltiplos pontos de comparação, uma verdade ou lição a ser transmitida.




Parábolas de Jesus – Por que Jesus falou em parábolas? 

De todas as parábolas da Bíblia, o próprio Jesus Cristo fez o maior uso desse artifício literário. Só podemos imaginar a maravilha das ocasiões: Jesus – tirando das questões da agricultura, da justiça, da ganância e do amor da vida real – captaria a atenção de multidões inteiras. No entanto, apesar da simplicidade, Suas histórias foram preenchidas com verdades espirituais eternas.

Jesus usou parábolas para esconder essas verdades de ouvintes temporários que se importavam mais com entretenimento do que com salvação. Somente os espiritualmente despertos entenderam a verdade por trás da história. Como resultado, a maioria dos ouvintes não compreendia a mensagem de Jesus.

Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: “Por que você fala ao povo em parábolas?” (Mateus 13:10) Jesus respondeu: “. . O conhecimento dos segredos do reino dos céus foi dado a você, mas não a eles. Porque o coração deste povo ficou calejado; mal ouvem com os ouvidos e fecham os olhos. Caso contrário, eles poderão ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e se curvar, e eu os curaria ”(Mateus 13:11, 15). Para aqueles que resistiram a Ele, como muitos dos líderes religiosos daquele dia, Jesus escondeu a verdade em parábolas de seus corações não receptivos, “. . . porque aqueles que ouviram não combinaram isto com fé ”(Hebreus 4: 2a).

Indivíduos que rejeitam a Palavra de Deus correm o risco de serem rejeitados. Jesus encobriu as verdades espirituais em símbolos parabólicos secretos, sem contar os ouvintes pouco receptivos dignos das “pérolas” (Mateus 7: 6).




Parábolas de Jesus – Como as entendemos? 
As parábolas bíblicas estão em conformidade com dispositivos artísticos e ilustrativos que podem ter sido usados ​​em qualquer obra literária bem escrita. Eles também devem, no entanto, ser entendidos como ferramentas empregadas por Deus, o Espírito Santo, para inspirar Sua palavra escrita e transmitir Suas verdades. Vamos ver um exemplo de uma parábola bíblica. Que história é mais sucinta do que o relato da ovelhinha que o profeta Natã disse ao rei Davi?

“O SENHOR enviou Natã a Davi. Quando ele chegou a ele, ele disse: ‘Havia dois homens em uma certa cidade, um rico e outro pobre. O homem rico tinha um grande número de ovelhas e gado, mas o pobre homem não tinha nada além de uma ovelhinha que ele comprara. Ele a criou e cresceu com ele e seus filhos. Compartilhou sua comida, bebeu de seu copo e até dormiu em seus braços. Era como uma filha para ele. Ora, um viajante veio ao homem rico, mas o homem rico absteve-se de levar uma de suas próprias ovelhas ou gado para preparar uma refeição para o viajante que o procurara. Em vez disso, ele tomou a cordeirinha que pertencia ao pobre homem e preparou para aquele que tinha vindo a ele ‘”(2 Samuel 12: 1-4).

Embora Davi tivesse cometido pecados graves, Deus usou a parábola para alcançar seu coração. Ao ouvir pela primeira vez a parábola, Davi condenou-se afirmando que tal homem deveria morrer. Natã então exclamou: “Você é o homem”. Como Davi foi convicto? Davi foi levado a ver a loucura de seus caminhos pela clara ilustração da parábola inspirada pelo Espírito de Natã. A Palavra de Deus, não importa quão simplesmente retratada, pode tocar um coração de fé.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here