Home Perguntas e Respostas Bíblicas O que é Igreja? Como e Quando a Igreja do Senhor Surgiu?

O que é Igreja? Como e Quando a Igreja do Senhor Surgiu?

142
0
igreja

 

O que é Igreja? De onde veio a Igreja e como começou? Por que isso é importante?

sacerdote

O que é Igreja? A Igreja é um mistério sagrado por causa de sua origem, a Santíssima Trindade trouxe a Igreja à existência. O Pai chamou a Igreja à existência. O Filho estabeleceu a Igreja. O Espírito Santo encheu a Igreja com poder e sabedoria no Pentecostes. A Santíssima Trindade permanece sempre com a Igreja, criativamente e providencialmente. A Igreja, capacitada pelo Espírito Santo, traz a salvação de Cristo ao mundo. Ela é o instrumento do chamado universal de Deus à santidade.

Ao mesmo tempo, a Igreja é composta de um povo pecador. No entanto, apesar da pecaminosidade pessoal de seus membros, a Igreja permanece santa pela presença de Jesus e do Espírito Santo que a permeia.

Significados da Igreja da Palavra

 A palavra Igreja é uma tradução de palavras bíblicas: a palavra hebraica qahal e a palavra grega ekklesia, ambos significam “reunião de pessoas ou comunidade” para adoração. Foi aplicado pela primeira vez ao povo de Israel a quem Deus chamou à existência. A Igreja também é chamada à existência por Deus. Respondendo ao anúncio do Evangelho iniciado pelos Apóstolos, homens e mulheres abraçam o dom da fé de Deus e, através do Batismo, tornam-se membros da comunidade da Igreja.

A palavra Igreja significa o povo reunido por Deus em uma comunidade, guiada hoje pelos bispos, que são os sucessores dos apóstolos e cuja cabeça é o bispo de Roma, o Papa. O termo Igreja também se aplica a comunidades geográficas específicas chamadas dioceses. Também se aplica aos edifícios onde os fiéis se reúnem para os sacramentos, especialmente a Eucaristia, e para as famílias, que são chamadas de igrejas domésticas.

Como a Igreja veio a surgir?

Desde o início, a Igreja fazia parte do plano de Deus para compartilhar sua vida divina com todas as pessoas. Houve uma formação gradual da família de Deus através de uma série de eventos descritos no Antigo Testamento: aliança de Deus com Abraão como o pai de um grande povo, a libertação do antigo Israel da escravidão no Egito e seu estabelecimento na Terra Prometida, e sua solidificação como nação através do reinado de Davi.

Fundado por Jesus Cristo

Jesus trouxe o cumprimento do plano do Pai para a Igreja, primeiro por sua pregação e testemunhando a Boa Nova do Reino, com seus dons de salvação do pecado e participação na vida divina. A semente e o começo do reino eram o pequeno rebanho que Jesus pastoreava como sua família. Jesus estabeleceu o início de uma estrutura visível da Igreja que permanecerá até que o Reino seja plenamente alcançado, por meio de sua escolha dos Doze Apóstolos, com Pedro como a cabeça.

Revelado pelo Espírito

O Espírito Santo revelou a Igreja no Pentecostes, chegando aos Apóstolos e aos discípulos com um fogo transformador, formando-os numa comunidade visível e capacitando-os a proclamar o Evangelho de Jesus Cristo.

Os primeiros Padres da Igreja ensinaram que havia um inseparável elo entre o Espírito Santo e a Igreja: “Onde está a Igreja, há também o Espírito de Deus; onde está o Espírito de Deus, há a Igreja ”(Santo Irineu, Contra as Heresias, III, 24.1). Tão forte é a presença do Espírito na vida da Igreja primitiva que a narrativa neotestamentária do crescimento inicial da Igreja, os Atos dos Apóstolos, é freqüentemente chamada de “Evangelho do Espírito Santo”.

Os Atos dos Apóstolos e a história primitiva da Igreja mostram como o Espírito Santo concedeu dons à comunidade dos crentes por seus papéis e responsabilidades no serviço à Igreja. Este foi um processo dinâmico que ilustrou a presença permanente e ação do Espírito, juntamente com o aumento da compreensão da fé. De Pentecostes em diante, a Igreja começou sua peregrinação terrena que será cumprida um dia em glória. O Espírito Santo mantém a estabilidade, a durabilidade e a continuidade da Igreja, tanto em circunstâncias históricas favoráveis ​​como desfavoráveis.

A Igreja Manifesta a Santíssima Trindade

A Igreja é a manifestação contínua do Pai, Filho e Espírito Santo. A Igreja existe pela vontade de Deus Pai e seu plano de reunir todas as pessoas sob o senhorio de seu Filho. Como Cabeça da Igreja, Jesus Cristo continua a enchê-la com sua vida e graça salvadora, derramando nela o Espírito Santo com seus dons de unidade, paz e amor.

 

Quando a igreja começou? Como a igreja começou?

No calendário judaico, a Festa das Semanas, ou o Dia de Pentecostes, é cinquenta dias depois da Páscoa. Foi no Dia de Pentecostes após a morte e ressurreição de Jesus, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os seguidores de Jesus e a igreja começou ( Atos 2: 1-47). Jesus havia ascendido ao céu dez dias antes, tendo estado com Seus discípulos por quarenta dias após Sua ressurreição. Quando Jesus ascendeu, Ele disse a Seus discípulos: “Mas você receberá poder quando o Espírito Santo vir sobre você, e você será minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” ( Atos 1). : 8 ). A vinda do Espírito Santo é considerada o começo da igreja.

A palavra grega para “igreja”, ekklesia, vem de duas palavras que significa “chamado” e “fora de e para”. A igreja é essencialmente aqueles que foram chamados do mundo para Deus. A Bíblia também fala sobre a igreja como o “corpo de Cristo” ( Efésios 1: 22-23 ; Colossenses 1:18 ), bem como usa a imagem do casamento para descrever o relacionamento de Cristo com a igreja ( Efésios 5: 25-32 ; 2 Coríntios 11: 2 ; Apocalipse 21 ). A igreja consiste daqueles que têm fé na ressurreição de Jesus e nasceram de novo ( Romanos 10: 9-10 ; João 3: 3 ).

Jesus instituiu a igreja em Mateus 16 quando Ele disse a Pedro “… Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas! Porque carne e sangue não revelou isto a ti, mas meu Pai que está no céu. E eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei.” a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela “( Mateus 16: 17-18 ). Os católicos romanos acreditam que “esta rocha” é uma referência a Pedro. Os protestantes acreditam que a “rocha” seja Jesus, e uma referência à declaração anterior de Pedro de que Jesus é “o Cristo, o Filho do Deus vivo” ( Mateus 16:16 ).

Em Atos 2 lemos que o Espírito Santo chega ao poder sobre os discípulos e crentes em Jerusalém, como os judeus de toda a região visitavam para celebrar a Festa das Semanas. Havia cerca de 120 seguidores de Cristo lá. “E de repente, veio do céu um som como um poderoso vento impetuoso, e encheu toda a casa onde eles estavam sentados. E línguas divididas como de fogo apareceram para eles e repousaram sobre cada um deles. E todos eles foram preenchidos com o Espírito Santo e começou a falar em outras línguas como o Espírito lhes concedia que falassem “( Atos 2: 1-4 ). Homens devotos de todas as nações estavam em Jerusalém e ficaram surpresos e perplexos por ouvirem os seguidores de Jesus falarem em seus idiomas nativos. Pedro levantou-se e proclamou a mensagem do evangelho. As pessoas foram “cortadas no coração”(Atos 2:37 ) e perguntou o que fazer. Pedro lhes disse: “Arrependam-se e sejam batizados cada um de vocês em nome de Jesus Cristo para o perdão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo. Porque a promessa é para vocês e para seus filhos e para todos os que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chama a si mesmos “( Atos 2: 38-39 ). Cerca de três mil fizeram ( Atos 2:41 )!

Os judeus começaram a adorar a Jesus, e as notícias se espalharam para outros, incluindo samaritanos e gentios ( Atos 8—10 ). A igreja cresceu e se tornou uma ameaça ao poder religioso e cultural em Jerusalém. Paulo, então chamado Saulo, juntou-se a alguns que perseguiram os cristãos até mesmo ao ponto da morte ( Atos 7: 58-8: 3), antes que ele encontrou Jesus em seu caminho para Damasco e acreditou ( Atos 9 ).

Esse é o começo da igreja. Pode-se aprender mais lendo Atos, que relata a espantosa difusão da igreja por todo o mundo conhecido em cerca de duas gerações.

 

A igreja é relevante no século 21?

Cinco jovens na Austrália respondem a uma pergunta ponderada por congregações em todo o mundo.

 

SYDNEY –  Quando se trata do cristianismo, a Austrália é uma terra de contrastes curiosos.

Existem várias megacurras em todo o continente, incluindo as conhecidas congregações de Hillsong e seu ministério de música popular, o Hillsong United.

No entanto, pesquisas religiosas mostram que o número de australianos que se identificam como cristãos está em declínio, enquanto a irreligião – ateísmo, agnosticismo, humanismo secular – está em ascensão.

Jovens australianos “estão crescendo em um mundo que é cada vez mais insistente em dizer-lhes o que devem acreditar sem deixá-los aprender e decidir por si mesmos”, disse Nathan Clark, membro da The Point Church of Christ em Brisbane. “Hoje, muitos jovens, assim como adultos, estão buscando respostas um pouco maiores que o mundo ao seu redor. Muitos estão chegando sem respostas. ”

Clark escreveu um artigo de opinião, “A Fé de Nossos Jovens”, para uma edição recente do InterSections , uma publicação on-line para Igrejas de Cristo na Austrália. Na mesma edição, o editor associado Christian Bargholz perguntou a cinco jovens cristãos a questão: “A igreja é relevante no século 21?” As respostas dos jovens oferecem uma visão que se estende muito além de sua parte do mundo. Eles são reimpressos aqui com permissão.

 

AMANDA MINDER

Absolutamente. Mas há algo essencial que falta na igreja. Nós regularmente oferecemos leite, não comida sólida.

Adoração, família e encorajamento são importantes, mas precisam ser acompanhados por uma profunda compreensão da Bíblia.

Se minha experiência conta para qualquer coisa, os jovens querem mais. Nós não queremos fantasia Power Points ou sermões focados na vida adolescente. Queremos evidências para Deus, de onde vêm as Bíblias, por que acreditamos e as partes desconfortáveis. Por que Yahweh parece tão duro? Como isso deve afetar minha teologia?

Eu quero o Antigo Testamento. Parece que deveria haver algo importante lá.

Eu sei que ser uma jovem mulher não é uma desculpa. Então, agora que estou ensinando a classe bíblica para meninas, estou projetando e ensinando uma pesquisa bíblica. É muito trabalho, mas todos estamos aprendendo muito. Eu quero que as garotas tenham o que me faltava – ter algo a dizer. Em nossa cultura judaico-cristã, as pessoas acham que o cristianismo não é diferente. Estamos cheios de pessoas que dizem que somos bons, mas com tão poucos que conseguem explicar o porquê. A igreja é sempre relevante, mas é nosso dever viver de acordo com o que a igreja deve ser.

DYLAN BOURKE

Eu sou de uma típica família australiana que frequentava a igreja todos os domingos e as crianças eram enviadas para escolas religiosas. No entanto, afastei-me de Deus e só recentemente redescobri a fé, encorajada por minha esposa e Igreja de Cristo de Eastside.

Minhas experiências de igreja na adolescência me fizeram perder o interesse pelo desenvolvimento espiritual, pois quase todos os sermões foram repetidos, ninguém foi encorajado a estudar a Bíblia e não havia comunhão entre os membros da igreja.

Apesar de tudo isso, as igrejas permanecem não apenas relevantes, mas também críticas para superar este século de autogratificação e distrações. As igrejas unem as pessoas para encorajar umas às outras na busca de um relacionamento mais forte com Deus.

Participar de uma igreja que irá ajudá-lo a crescer através da leitura da Bíblia e amar um ao outro é fundamental. Ele permite que você desenvolva uma visão otimista – tirada da fé de que há mais na vida do que na morte – e também é atemporal além dos confins do século XXI.

 

SAMANTHA VAN DEN BOS

Frequentar uma escola cristã ‘não-denominacional’ durante os anos 11 e 12 teve muitos desafios, um dos quais foi a exposição a diferentes crenças sobre doutrinas de salvação ou práticas de adoração.

Eu cresci freqüentando a Igreja de Cristo, com visitas a outras congregações ainda sob o guarda-chuva de igrejas de Cristo e brevemente experimentando uma igreja doméstica. No entanto, nunca percebi ou pensei plenamente na existência de outras denominações. Talvez isso tenha sido ignorância e uma educação protegida, ou talvez eu esteja agora em uma idade em que eu possa entender o mundo ao meu redor.

Ficou muito claro para mim durante uma das minhas aulas de Estudos da Vida Cristã que nem todos tinham as mesmas opiniões que eu. Ao ouvi-los, suas crenças me confundiram e fui condenado a encontrar uma solução satisfatória. Eu recorri a estudar tópicos para mim. No começo eu queria defender minhas próprias crenças contra aqueles que os desafiavam. Mais tarde, porém, meu estudo se transformou em querer desenvolver meu próprio entendimento pessoal.

Havia muito estudo pessoal que eu poderia fazer antes de atingir uma parede, sem saber como proceder. Então, pedi aos membros da minha igreja que me ajudassem. Eles me deixaram explicar meus novos conhecimentos de meus estudos e, por sua vez, explicaram suas próprias crenças com evidências bíblicas. De lá eu orei e cheguei às minhas próprias conclusões.

Quando precisei de esclarecimento, Deus providenciou isso na forma da igreja. Irmãos e irmãs que se preocupam comigo e com minhas convicções e estão mais do que dispostos a me apoiar em minha jornada espiritual, são apenas mais uma prova do amor de Deus por seu povo.

Então, eu acredito que a igreja é relevante para mim no século 21 porque apóia e encoraja minha jornada espiritual.

GRAMA DE DAMIANO

A mensagem que Jesus nos deu na Palestina do primeiro século é tão relevante hoje. Olhando para a lei do Antigo Testamento e até mesmo para as práticas do Islã, o cristianismo, em comparação, é projetado para as pessoas expressarem seu amor por Deus de uma maneira pessoal. Em vez de definir leis, ele se concentra em um relacionamento com Deus, que transforma os indivíduos e seus relacionamentos com os outros.

Quando observamos a lei em contextos religiosos e seculares, devemos nos perguntar: ‘Alguma vez eles foram eficazes em mudar o coração dos indivíduos?’ Ou, “Eles são melhores em manter a estrutura e manter os padrões de comportamento?”

Um relacionamento com o Criador transcende raça, sexo, nacionalidade ou  qualquer aspecto de nossa identidade humana. É intemporal. A lei é curta, mas o amor nunca acaba  (1 Coríntios 13: 4-8).

“Pois se aquela primeira aliança tivesse sido perfeita, então nenhum lugar teria sido procurado por um segundo.” (Hebreus 8: 7).

YICHEN ZHANG

As pessoas hoje em dia são melhores em encontrar o caminho mais rápido para fazer tudo. Sempre tentamos encontrar um atalho e perdemos a paciência para atividades que não proporcionam gratificação instantânea. No entanto, quando se trata da igreja, paciência, consistência e trabalho duro são necessidades. ‘Cante ao Senhor, toda a terra, proclamar a sua salvação, dia a dia’. (1 Crônicas 16:23)

Não há absolutamente nenhum atalho. Pelo contrário, leva muito tempo para entender o que é preciso para construir esse relacionamento com sua igreja e Deus. É por esta razão entre outros que, para a sociedade do século 21, a igreja não é vista como relevante.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here