Home Estudo Bíblico O que é avivamento? Como podemos viver um em nossos dias Por...

O que é avivamento? Como podemos viver um em nossos dias Por John Piper

195
0
A man holds a Bible with a heart shaped fire.

O que é avivamento?

o que é reavivamento
 

O que é avivamento? Uma pergunta simples e direta vem até nós. “Pastor John, como posso entender o avivamento de acordo com a Bíblia? E o que esperaríamos ver se isso acontecesse hoje?

A ideia de reavivamento origina-se na realidade de que, por um lado, Deus é o doador decisivo de toda a vida espiritual e, por outro lado, os humanos, mesmo aqueles que nascem de novo e fazem parte da família do pacto de Deus, de tempos em tempos derivar para uma espécie de falta de vida e letargia e retrocesso e indiferença e fraqueza. E quando você coloca esses dois juntos – Deus como o doador da vida e do homem como sempre se desviando para a falta de vida – o que você obtém é a necessidade da esperança de reviver, voltando à vida – uma nova efusão do Espírito vivificante de Deus. Isso é o que é o avivamento.

Assim, por exemplo, lemos uma oração a Deus no Salmo 85: 6: “Não nos ressuscitará de novo para que o seu povo se regozija em você?” Ou, Habacuque 3: 2: “Ó Senhor, ouvi o relato de ti e da tua obra, ó Senhor, temo. No meio dos anos, reviva-o; no meio dos anos, torná-lo conhecido; na ira, lembra-te da misericórdia. ”Ou, Salmo 80:18 ,“ dá-nos a vida, e invocamos o teu nome! ”Ou, Isaías 57:15 :“ Assim diz Aquele que é alto e elevado, que habita a eternidade, cujo nome é Santo: “Eu habito no alto e no santo lugar, e também com aquele que é de espírito contrito e humilde, para reviver o espírito dos humildes e para reanimar o coração do contrito”.

E ao lado dessas passagens sobre reviver, você lê a história de Israel – e é apenas uma alternância, para baixo e pra cima. Um rei é mau e Deus retém sua bênção ou envia julgamento. Outro rei recupera a piedade e há um reavivamento e um despertar da verdadeira adoração por um período. E para cima e para baixo vai. E quando você se volta para o Novo Testamento, embora o período de tempo seja realmente curto entre a ressurreição de Jesus e o final do Novo Testamento – talvez quarenta anos ou mais – nós já vislumbramos igrejas que precisavam ser revividas.

Eu acho que o livro de Hebreus foi escrito para uma igreja assim. Você vê em Hebreus 5:12 , “Embora a esta altura você deva ser professor, você precisa de alguém para ensinar-lhe novamente os princípios básicos dos oráculos de Deus.” Ou, Hebreus 12:12 , “Levante suas mãos caídas e fortalecei os vossos joelhos débeis, e fazei veredas retas para os vossos pés, para que o que é manco não seja desfeito. ”Assim, esta é uma igreja que já está caída. Já está arrastando. Já se cansou e precisa ser revivida.

Então, quando você lê as orações de Paulo, é aqui que eu sinto isso. Quando você lê as orações de Paulo em suas cartas, elas dizem exatamente como as orações que seriam feitas para as igrejas que estão mergulhando na falta de vida. Há poucas orações na Bíblia que tiveram um efeito renovador, desafiador, despertador e renovador sobre mim como Efésios 3 , onde Paulo ora assim:

[Eu oro] que, de acordo com as riquezas de sua glória, ele conceda que você seja fortalecido com poder por meio de seu Espírito em seu ser interior, para que Cristo habite em seus corações por meio da fé – que você, enraizado e baseado em amor, pode ter força para compreender com todos os santos qual é a largura, comprimento, altura e profundidade, e conhecer o amor de Cristo que ultrapassa o conhecimento, para que você seja preenchido com toda a plenitude de Deus. ( Efésios 3: 16-19 )

Ao longo dos anos em meu ministério pastoral, aquela oração para ter poder de compreender a altura e profundidade e comprimento e largura e de ser preenchido com toda a plenitude de Deus foi um grito de coração por causa de quão curto eu sabia que eu caí de estar cheio de todos a plenitude de Deus.

Na história da igreja, o termo reavivamento em seu sentido mais bíblico significou uma obra soberana de Deus na qual toda a região de muitas igrejas, muitos cristãos foi tirada da indiferença espiritual e do mundanismo para a convicção do pecado, sinceros desejos por mais de Cristo e sua palavra, ousadia no testemunho, pureza de vida, muitas conversões, adoração alegre, compromisso renovado com missões. Você sente que Deus se mudou para cá. E basicamente o reavivamento, então, é Deus fazendo entre muitos cristãos ao mesmo tempo ou na mesma região, geralmente, o que ele está fazendo o tempo todo na vida de cada cristão, à medida que as pessoas são salvas e individualmente renovadas ao redor do mundo.

E vou apenas dizer que, se alguém quiser ir mais longe, o livro Revival , de Martyn Lloyd-Jones, seria uma ótima leitura. Ou você pode ir a Desiring God e digitar no mecanismo de busca: “ O que é avivamento? Há toda uma lista de coisas que surgem aqui (veja também o tópico Reavivamento / Despertar ).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here