Home Estudo Bíblico Nascido de novo ou gerado? (Parte um)

Nascido de novo ou gerado? (Parte um)

51
0
por John W. Ritenbaugh

Por cinquenta anos, acreditei no que havia sido originalmente ensinado em preparação ao batismo com relação à doutrina “Nascer de novo”. O que eu aprendi naquela época foi remodelado de alguma forma com o que normalmente era ensinado na maioria das igrejas, e foi renomeado como “gerado de novo” porque a doutrina da igreja insistia em que “nascer de novo” era um título e ensino falsos. Ao longo dos anos, fui constantemente exposto a esse ensinamento e, ao me tornar ministro, o ensinei repetidamente a outras pessoas. Eu realmente nunca considerei que poderia estar errado; portanto, nunca procurei corrigir meu próprio mal-entendido.

Não acredito que entender completamente a doutrina do nascimento de novo é absolutamente vital para a salvação. No entanto, apenas pessoas nascidas de novo estarão no Reino de Deus; em termos de salvação, é uma necessidade absoluta ter ocorrido. Compreendê-lo claramente é útil para apreciar completamente o presente incrível que recebemos divinamente. Isso nos ajuda a estabelecer com mais firmeza nossa conversão e nossa fé em Deus .

Essa doutrina revela como chegamos a conhecer a Deus, como Deus nos percebe e, portanto, como devemos nos perceber após nossa conversão. Esclarece como devemos perceber nossas responsabilidades diante de Deus depois de termos sido libertados de nossa escravidão a Satanás , pecado e morte. Deve esclarecer que nascer de novo é uma questão inteiramente espiritual e que, após o evento de novo, um novo capítulo da vida se abriu diante de nós. Este novo capítulo enfatiza o espírito espiritual, o crescimento na graça e o conhecimento de Jesus Cristo e o amadurecimento à medida da estatura da plenitude de Cristo.

Todas as analogias acabam sendo quebradas, mas algumas são claramente melhores em um determinado contexto. No contexto bíblico, o melhor é “gerado de novo” ou “nascido de novo”? Este artigo considerará apenas essas duas analogias possíveis. Deus nos percebe como concebido pelo Seu Espírito Santo, mas não nascido, crescendo, mas ainda no ventre de uma mãe? Nesse caso, uma pergunta deve ser feita: a analogia do feto no ventre é capaz de retratar qualquer obra prática que Deus geralmente ordena que façamos como cristãos? Ou Deus nos percebe, depois de receber Seu Espírito Santo e apesar de ser jovem na fé, como adultos em pleno funcionamento?

Um livro facilmente compreendido?

Podemos entender algumas doutrinas individuais reunindo várias escrituras reunidas em vários lugares da Bíblia. Entretanto, nem sempre é fácil alcançar a verdade completa sobre qualquer doutrina. Várias vezes, o apóstolo Paulo escreve sobre assuntos doutrinários que ele chama de “mistérios” ( Colossenses 1: 26-27 ). Além disso, alguns acreditam erroneamente que Jesus falou em parábolas a fim de tornar claro seu ensino, mas o próprio Jesus negou isso claramente. Mateus 13: 10-13 fornece uma prova desta afirmação:

E seus discípulos vieram e disseram-lhe: “Por que lhes falas por parábolas?” Ele respondeu e disse-lhes: “Porque lhe foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus , mas a eles não foi dado. Pois quem o tem, mais a ele será dado, e ele terá abundância. ; mas quem não tem, até o que tem, será tirado dele. Por isso lhes falo por parábolas, porque vendo que não vêem, e ouvindo, não ouvem, nem entendem. “

As parábolas são sem dúvida pitorescas e divertidas, mas também podem ser ambíguas, indistintas, misteriosas e facilmente incompreendidas. A menos que Deus forneça revelação de seu verdadeiro significado, as verdades nelas são deixadas sem serem descobertas. Jesus muitas vezes teve que deixar seus apóstolos de lado para explicar o que Ele queria dizer com Seus ensinamentos ( Mateus 13: 16-23 ).

Além das parábolas, a Bíblia está cheia de metáforas, símiles, analogias e outras figuras de linguagem que transmitem verdades vitais para uma compreensão mais completa de suas doutrinas. Se alguém não entender o que as imagens significam, obter entendimento correto das verdades da Bíblia se torna mais difícil e demorado. Certamente, sem eles, a Bíblia seria muito mais longa, porque muitos detalhes teriam que ser fornecidos por escritos mais extensos.

 

Leia também: O Mito da Presença espontânea

As imagens e símbolos da Bíblia existem para nos dar ilustrações pictóricas da vida divina e / ou do mal, e fazem isso muito bem. Qualquer objeto ou ação que possamos imaginar é uma imagem. Assim, com imagens bíblicas, a imagem mental fornece detalhes específicos, sem que o escritor precise anotar todos. Resumidamente, um símbolo é uma imagem que representa algo além de seu significado literal. Muitas vezes, é carregado com um significado mais específico do que muitos parágrafos de escrita conteriam. O leitor deve prestar atenção, porque esses símbolos são usados ​​com frequência em circunstâncias significativas.

A raiz e o tronco da doutrina do nascimento de novo são encontrados em João 3. Mateus, Marcos e Lucas não falam diretamente sobre ela, embora sem nomear diretamente, eles fornecem informações de suporte. Não é até as epístolas de Paulo, Pedro e especialmente João que os principais ramos desta doutrina aparecem. Assim, quando começamos, é útil percebermos o amplo tratamento das figuras que João usa para nos preparar de como ele as usa para apoiar os vários elementos dessa importante doutrina fundamental.

Ele começa a usar o simbolismo imediatamente em João 1, identificando Jesus como a Palavra, a figura central da obra espiritual de Deus em favor dos homens. Ele continua falando de luz, trevas, batismo, o Cordeiro de Deus e o Templo, entre outros, antes que o leitor chegue a João 3.

As imagens sobre o templo ( João 2: 18-22 ) são especialmente interessantes porque precedem imediatamente os ensinamentos de Jesus sobre nascer de novo em João 3. Os judeus que ouvem Jesus imediatamente rejeitam o que ele ensina com base no que ele diz ser uma impossibilidade física. De fato, é fisicamente impossível, mas observe que esta é a mesma razão pela qual Nicodemos rejeita os ensinamentos de Jesus ao nascer de novo. Da mesma forma, em João 4: 7-15 , a mulher no poço imediatamente chega à conclusão de que Jesus fala de água natural, e em João 4: 31-38 , mesmo os discípulos de Jesus falham em compreender o significado espiritual do alimento.

Em João 6: 32-63 , aqueles que ouvem o discurso de Seu maná seguem o mesmo padrão. De fato, as imagens de “coma Minha carne e beba Meu sangue” ofendem tanto a muitos de Seus discípulos que param de segui-Lo! Esse fracasso consistente em compreender o significado de Suas imagens continua por todo o livro. Se, ao estudar João 3, seguirmos o mesmo padrão de incompreensão de Suas imagens espirituais, como Nicodemos, também entenderemos mal de nascer de novo.

Devemos reconhecer que essa espiritualização continua em João 3. De fato, para os filhos de Deus, não apenas continua, mas também aumenta exponencialmente em termos de sua importância para a vida espiritual deles! É uma verdade invariável que somente aqueles que nasceram de novo verão e entrarão no Reino de Deus ( João 3: 5 ). Jesus está ensinando que, além do nascimento biológico de alguém, é preciso também experimentar um nascimento espiritual sobrenatural. Tão certo quanto um cristão não é apenas biologicamente gerado, mas nasceu, não existe um cristão que não nasceu de novo.

Por que um nascimento espiritual é necessário

O apóstolo registra em João 3: 1-3:

Havia um homem dos fariseus chamado Nicodemos, um governante dos judeus. Este homem veio a Jesus à noite e disse-lhe: “Rabino, sabemos que você é um professor que vem de Deus; porque ninguém pode fazer esses sinais que você faz a menos que Deus esteja com ele”. Jesus respondeu e disse-lhe: “Em verdade vos digo que, a menos que alguém nasça de novo, ele não pode ver o reino de Deus”.

João 3: 3 começa a mostrar a profunda importância da instrução sobre os nascidos de novo, pelo fato de que essa doutrina é o assunto do primeiro dos discursos de Jesus registrados por João. É como se tudo a respeito de nosso futuro espiritual começasse e desse ponto em diante. Curiosamente, esse discurso não cobre como os homens devem viver, mas como os homens são vivificados espiritualmente.

Em Efésios 2: 1-6 , o apóstolo Paulo revela um detalhe importante de por que um nascimento espiritual é necessário:

E Tu Ele fez vivo, que estava morto em ofensas e pecados, nos quais você andou segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe do poder do ar, o espírito que agora trabalha nos filhos da desobediência, entre a quem também todos nós uma vez nos conduzimos às concupiscências de nossa carne, cumprindo os desejos da carne e da mente, e éramos por natureza filhos da ira, assim como os outros. Mas Deus, que é rico em misericórdia, por causa de Seu grande amor com o qual nos amou, mesmo quando estávamos mortos em ofensas, nos fez viver juntos com Cristo (pela graça você foi salvo), e nos ressuscitou juntos, e nos fez sentar juntos nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

Duas vezes, Paulo diz nesses seis versículos que “estávamos mortos” – não fisicamente, mas espiritualmente mortos. Um indivíduo não pode conduzir sua vida antes de nascer, nem uma pessoa morta pode dirigir seus passos e regular sua vida. Claramente, Deus percebe uma pessoa como espiritualmente morta antes de nascer de novo. Nascer de novo, assim, inicia o progresso de um convertido em direção à sua transformação na imagem de Cristo e a viver no Reino de Deus por toda a eternidade.

Curiosamente, Romanos 4:17 afirma que “Deus (…) dá vida aos mortos”. Nascer de novo também é comparado a uma ressurreição, mas em nenhum lugar a Bíblia mostra pessoas ressuscitadas tão geradas quanto um feto confinado a um útero. Em vez disso, as Escrituras mostram que os convertidos são adultos libertos da morte espiritual e têm liberdade para se movimentar, viver a vida, fazer escolhas e interagir com os outros, colocando em prática sua nova vida espiritual.

Lucas 9:60 confirma a declaração de Paulo em uma declaração de Jesus que ilustra como Deus percebe a esmagadora maioria das pessoas na terra. Jesus ordena ao homem que disse que o seguiria, mas primeiro quis enterrar seu pai morto: “Que os mortos enterrem os mortos”. Ele obviamente quer dizer: “Que aqueles que estão fisicamente vivos, mas espiritualmente mortos, enterrem um de seus companheiros espiritualmente – e agora fisicamente – mortos”. Jesus assim confirma que Deus percebe aqueles que ainda não são verdadeiramente cristãos como espiritualmente mortos e que precisam de ressurreição espiritual para a vida espiritual.

O Salmo 115: 17 acrescenta a isso: “Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio”. Embora essa afirmação obviamente se aplique principalmente aos mortos fisicamente, também sugere que os mortos espiritualmente não podem louvar a Deus com a verdadeira espiritualidade. O ensino de Jesus sobre nascer de novo fala de um novo nascimento, um novo começo de um estado de morte espiritual imposto a nós por causa de nossos pecados. Assim, uma pessoa não pode começar a vida espiritual e verdadeiramente louvar a Deus como cristão até que ele nasça espiritualmente. Claramente, discernir a linguagem figurativa é vital para a compreensão dessa doutrina.

Nascimento espiritual ou físico?

A importância do ensino dos nascidos de novo também é enfatizada pela introdução da doutrina por Jesus proclamando: “Em verdade, em verdade” – ou “Verdadeiramente, verdadeiramente”, “Certamente” ou “Amém, amém”, dependendo da tradução. Todas as suas declarações “em verdade, em verdade” aparecem no livro de João e são usadas por Cristo somente quando Ele está prestes a ensinar sobre um assunto profundo. O dobrado “em verdade” denota que o que se segue é de significado especialmente pesado e solene, por isso devemos prestar atenção especial.

É evidente pelas palavras de Nicodemos, quando ele se aproxima de Jesus, que deseja ser ensinado e tem prontidão para ouvir. Ele reconhece que Jesus foi enviado por Deus e oferece que Seus milagres são uma evidência de que Deus está com ele. Mesmo assim, parece-lhe que Jesus fala com ele em uma língua estrangeira.

Os judeus chamam declaração de Jesus em João 3: 3 a mashal, um ditado difícil. Nicodemos está obviamente intrigado com sua intenção. O interessante é o que desencadeia a resposta de Nicodemos. Se ele entendesse algumas das ramificações da afirmação de Jesus de que “a menos que alguém nasça de novo, ele não pode ver o reino de Deus”, ele perceberia que mesmo ele, um judeu de alta posição, já era desqualificado, a menos que cumprisse o requisito de nascer de novo! Isso teria sido chocante para alguém tão bem colocado e considerado.

Ele entende que Jesus está falando de um nascimento. A palavra grega que se segue “nascido”, outra – traduzida em nossas Bíblias como “novamente”, “novamente” ou “de cima” – aumenta sua perplexidade. É essa palavra que ele questiona quando pergunta: “Como um homem pode nascer quando está velho? Ele pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer?” ( João 3: 4 ).

Como homem adulto, ele fica perplexo com a segunda ocasião de nascer. Sua resposta indica, não que ele esteja pensando em ser concebido novamente e entrando no útero de sua mãe, mas que ele esteja pensando no final da gravidez, saindo do útero no nascimento. Ele obviamente não entende que, na visão de Deus, apesar de estar fisicamente vivo, ele é um homem morto espiritualmente que precisa de Deus para ressuscitá-lo e dar-lhe a vida espiritual que lhe falta.

Ele imediatamente relaciona as palavras de Jesus a um nascimento literal, físico e carnal, assim seus pensamentos o levam na direção errada. A intenção espiritual de Jesus não tem nada a ver com um segundo nascimento físico de um ser humano. O comentarista Albert Barnes sugere que os preconceitos espirituais de Nicodemos transformam as palavras de Jesus em um absurdo, ilustrando como ele está desconectado das intenções espirituais de Jesus.

O termo grego gennao ( Concordância de Strong # 1080) subjacente a “nascido” pode ser confuso porque significa amplamente “procriar” ou “pai” e, figurativamente, regenerar. “Também pode ser usado como” suportar “” gerar, “nascer”, “gerar”, “conceber”, “ser libertado”, “gerar” e “criar”. Os gregos usavam o termo para concepção e nascimento, durante todo o processo de gestação, portanto, outras partes da instrução de Jesus e do apóstolo devem ser procuradas para revelar mais claramente o que Jesus quer dizer.

Em Seu estudo completo da palavra Novo Testamento, p. 313, Spiros Zodhiates revela que o gennao neste verso é aoristo subjuntivo e na voz passiva. Palavras da Palavra no Novo Testamento, “João”, p. 44, confirma que o gennao é “subjuntivo passivo aoristo” aqui. Dicionário Expositivo Completo de Vine do Antigo e do Novo Testamento, p. 104, relata que, na voz passiva, gennao significa “nascer”. Além disso, a Bíblia do intérpretevol. 8, p. 505, declara: “O nascimento pode ser considerado do lado do pai, no qual o verbo deve ‘gerar’, ou do lado da mãe, no qual o verbo deve ‘suportar’. A metáfora joanina usa o verbo anterior, com o significado ‘gerado’ (versículos 3, 5, 6, 8). ” Assim, é traduzido gramaticalmente correto nas Bíblias inglesas como “nascido”, não “gerado”.

American Heritage College Dictionary define a palavra em inglês nascida como “trazida à vida; trazida à existência; criada e resultante ou resultante”. Em resumo, indica um começo, seja esse nascimento real de um ser humano, animal, conceito, circunstância, processo ou organização.

Quando anothen ( Strong’s # 509) é combinado com gennao , a frase indica mais fortemente um segundo nascimento , não uma concepção. É por isso que Nicodemos responde dizendo no versículo 4: “Como … ele pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer [também na voz passiva]?” Ele não diz: “Como ele pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e ser gerado?”

Nascimento e Regeneração Espiritual

Outro termo que precisa de mais reflexão é “regeneração”, paliggenesia grega ( Strong, nº 3824) Como visto acima, é sinônimo de gennao anothen. O prefixo palin significa “novamente”, enquanto a raiz é a gênese, significando “começo” ou “começo”. Nesse contexto, significa “renascimento espiritual” ou “renovação espiritual”. É usado duas vezes no Novo Testamento, uma vez por Jesus em Mateus 19:28 e uma vez por Paulo em Tito 3: 5 . A regeneração enfatiza o início de um novo estado de coisas, em contraste com o antigo.

Quando Jesus o usa, o cenário é quando Ele “se senta no trono de Sua glória”. No uso de Paulo, a ocasião é o começo da salvação de uma pessoa. Ambas as configurações indicam novos começos. O American Heritage College Dictionary declara o significado em inglês de regeneração como “reforma espiritual ou moral; formar, construir ou criar novamente, especialmente em um estado aprimorado; dar nova vida ou energia a; revitalizar” – que é quase perfeitamente sinônimo com paliggenesia. Descreve um novo começo, um novo nascimento.

Vendo o Reino de Deus

No final de João 3: 3 , Jesus faz uma declaração reveladora que contém um termo significativo: “A menos que alguém nasça de novo, ele não pode ver o reino de Deus”. “Ver” é a palavra significativa. A primeira reação de alguém à palavra “ver” é assumir uma observação visual literal. No entanto, a palavra grega aqui é eidon ( Strong’s # 1492), que significa “conhecer, estar ciente, considerar, perceber, perceber, ter certeza e entender”. Seu uso também inclui “eis”, “observe” e “veja”. A Bíblia freqüentemente o usa no sentido de apreensão mental, e não na visão visual, ou seja, como “eu entendo”, “eu entendo” ou “agora eu o vejo”.

O apóstolo Paulo é um exemplo dramático de um homem que mudou repentinamente de conduta e atitude quando “viu” que na realidade era um pecador endurecido e que não se dirigia ao Reino de Deus. Aqui em João 3: 3 , então, a ênfase de Jesus está no Reino de Deus sendo algo para ser entendido ou compreendido, e não visualmente observado.

Sua observação tem o seguinte sentido: “Exceto se um homem nascer de novo, ele não poderá conhecer as coisas de Deus; ele não pode ser adequado a ela ou desfrutar de seus benefícios”. Nesse contexto, ele ensina o Reino de Deus como uma entidade de valiosa força espiritual e moral. Estudos da Palavra de São Vicente do Novo Testamento , vol. 2, p. 91, explica sua intenção neste contexto: “As coisas do reino de Deus não são aparentes à visão natural. É necessário um novo poder de visão, que se liga apenas ao novo homem”.

O Reino é uma realidade atual?

Depois de ouvir a pergunta de Nicodemos, “Como um homem pode nascer quando está velho? Ele pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer?” Jesus responde: “Em verdade vos digo que, a menos que alguém nasça da água e do Espírito, não poderá entrar no reino de Deus” ( João 3: 5 ). Neste versículo, ele introduz uma segunda faceta do Reino de Deus, ensinando que uma pessoa pode entrar nela, bem como que é preciso “nascer de novo” para conseguir a entrada. Surge a pergunta: “Quanto tempo se deve esperar antes de entrar?”

Jesus pregou o evangelho do Reino de Deus, assim como Paulo. Marcos 1: 14-15 proclama: “Agora que João foi preso, Jesus veio à Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus e dizendo: ‘O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo. Arrependam-se . e crê no evangelho. ‘” Atos 28: 30-31 registra:” Então Paulo morou dois anos inteiros em sua própria casa alugada e recebeu todos os que vieram a ele, pregando o reino de Deus e ensinando as coisas que interessam à Senhor Jesus Cristo com toda a confiança, ninguém o proibindo. ”

A Bíblia afirma claramente que o Reino é uma entidade na qual alguém pode entrar antes mesmo da volta de Jesus. Note Mateus 5:20 : “Pois eu vos digo que, a menos que a sua justiça exceda a dos escribas e fariseus, você nunca entrará no reino dos céus.” Jesus acrescenta em Mateus 7:21 : “Nem todo mundo que me diz: ‘Senhor, Senhor.’ entrará no reino dos céus, mas quem fizer a vontade de Meu Pai no céu. ‘”Além disso, Jesus declara em Mateus 18: 3: ” Em verdade vos digo que, a menos que você se converta e se torne criança, você de modo algum entrará no reino dos céus. ” Claramente, uma pessoa pode entrar no Reino de Deus, mas também existem requisitos. Alguém pode atender aos requisitos agora?

Em Marcos 1:15 , Jesus declara dogmaticamente: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo”. “O tempo está cumprido” implica que nada pode ser adicionado a ele, que o tempo não será mais prolongado. O fato de o Reino estar “próximo” significa que está próximo ou próximo. Não sugere distância no espaço ou no tempo. Ao usar essas frases juntas, Jesus indica que ela pode ser introduzida imediatamente quando os requisitos básicos de Deus são atendidos. O requisito mais básico é ensinado em João 3 – nascer de novo. Jesus anuncia assim quando o Reino poderia ser entrado – imediatamente.

Uma entidade espiritual

Lucas 17: 20-21 encontra Jesus falando a um grupo de fariseus:

Agora, quando os fariseus lhe perguntaram quando o reino de Deus viria, ele respondeu e disse: “O reino de Deus não vem com observação; nem eles dirão: ‘Veja aqui!’ ou “Veja lá!” Pois, de fato, o reino de Deus está dentro de você. “

É evidente que a concepção do reino de Deus pelos fariseus difere da de Jesus. Eles acreditavam em um estabelecimento espetacular e visível do Reino, mesmo quando esperamos sua realização em um futuro próximo. Contudo, em Lucas 10: 9 , 11 e novamente em Lucas 11:20 , Jesus diz claramente que já estava presente, seja nas pessoas dos apóstolos ou em si mesmo, como exibido em seus atos. Os atos podem incluir milagres, conduta e suas mensagens. Sua declaração em Lucas 17: 20-21 explica que eles não deveriam esperar uma manifestação visível do Reino, como o perceberam naquele momento.

Os teólogos podem argumentar sobre a interpretação das palavras, mas o testemunho de Jesus, sem dúvida, implica que o Reino de Deus estava na presença deles em Sua Pessoa e ministério. Portanto, a última frase de Lucas 17:21 deve ser traduzida como: “O reino de Deus está entre vocês”. As anotações de Barnes, o comentário do Novo Testamento de Tyndale, o comentário bíblico do expositor, o novo comentário bíblico internacional e a Bíblia do intérprete concordam com esta conclusão. Ele estava no meio deles e estava dentro do Reino de Deus.

Quando isso é combinado com João 18:36(onde Jesus declara que Seu Reino “não é daqui”) e muitas outras escrituras apontando para o estabelecimento do Reino de Deus com poder no retorno de Cristo, podemos entender que é uma realidade presente e futura. Além disso, possui aspectos celestes e terrestres. Por um lado, está presente e próximo nas pessoas a quem Deus deu o Seu Espírito e escolheu representá-Lo. Por outro, é distante em termos de tempo e como realidade geográfica e governante. Como realidade atual, é pequeno, passa praticamente despercebido e domina pouco. No entanto, no futuro, no retorno de Cristo, ele dominará e governará a Terra. Certamente não está estabelecido em sua plenitude na Terra agora. No entanto, as Escrituras também provam que é uma realidade terrena presente tendo limites terrestres,

Todos conhecemos Mateus 13, em que quase todas as parábolas começam: “O reino dos céus é como” (versículos 24, 31, 33, 44, 45, 47, 52). Jesus então ilustra um assunto que envolve diretamente instruções para a igreja e seus membros. Ao fazer isso, Ele está usando o termo “reino dos céus” em vez da “igreja” – ele está virtualmente igualando-os. Por quê? Porque os membros da igreja são cidadãos do Reino de Deus.

Observe especialmente o versículo 41. Como os anjos podem colher joio, não apenas de qualquer lugar antigo, mas de fora do Reino de Jesus na Terra , se ainda não existe na Terra? Atualmente, os cristãos não são apenas filhos de Deus no Reino, mas têm comunhão com eles na igreja! Novamente, em Marcos 12: 28-34 , Jesus conversa com um escriba a quem elogiou depois de ver o homem responder sabiamente, dizendo: “Você não está longe do reino de Deus”. Ele quer dizer que o escriba não está longe de ser convertido e de entrar na Família de Deus.

Quando Jesus e os apóstolos pregaram o evangelho, estavam convidando as pessoas a se tornarem parte desse Reino imediatamente, sem ter que esperar pela ressurreição no retorno de Cristo. O Reino de Deus é uma entidade espiritual. Sua sede está no céu, mas ao mesmo tempo seus agentes – inicialmente Jesus de Nazaré e depois os apóstolos e a igreja – estavam, como filhos de Deus, trabalhando na terra para torná-la mais conhecida e expandir seus cidadãos.

Filhos do Reino

O Reino de Deus é a entidade na qual aqueles que fazem parte dele reconhecem e se submetem ao governo do Pai e do Filho. Uma pessoa se torna parte dela nascendo de novo, e aqueles que nascem de novo tornam-se filhos de Deus. O Reino de Deus, como atualmente configurado, consiste em Deus, o Pai, Seu Filho Jesus Cristo, e todos os filhos de Deus que entraram na Família de Deus por meio do chamado de Deus, nascer de novo e receber o Espírito Santo de Deus.

Deus considera esses filhos como “em Cristo” e, certamente, Jesus Cristo está no Reino de Deus! Paulo escreve eloquentemente em Efésios 1: 3-5 , 7, 11 13:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, assim como Ele nos escolheu Nele antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e sem culpa diante Dele em amor, tendo-nos predestinado a adoção como filhos de Jesus Cristo para Si mesmo, de acordo com o bom prazer de Sua vontade. . . . Nele temos a redenção através do Seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da Sua graça. . . . Nele também obtivemos uma herança, sendo predestinados de acordo com o propósito daquele que trabalha todas as coisas de acordo com o conselho de Sua vontade. . . . Nele você também confiou, depois de ouvir a palavra da verdade, o evangelho da sua salvação; em quem também, tendo crido, você foi selado com o Espírito Santo da promessa.

O apóstolo também declara em Colossenses 1:13 : “Ele nos livrou do poder das trevas e nos transportou para o reino do Filho de Seu amor”. Em termos de nossas responsabilidades para com Deus, as implicações deste versículo são tremendas. Dogmaticamente nos informa que já fomos transportados, traduzidos ou transferidos para o Reino do Seu Filho amado. Como alguns podem dizer que ainda não estamos no Reino de Deus? Absolutamente não precisamos esperar que a ressurreição no retorno de Cristo seja considerada por Deus como parte de Seu Reino. Somos nós que O chamamos de “Abba, Pai”, ainda não Seus filhos? Sua família não é seu reino?

Filipenses 3:20 nos informa ainda mais sobre nosso status diante de Deus: “Porque nossa cidadania está no céu, da qual também esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. Nossa cidadania já está registrada no céu, a sede do Reino de Deus. Alguma nação confere cidadania aos nascituros, aqueles meramente concebidos? As nações registram os filhos depois que nascem, não enquanto ainda estão no útero.

II Coríntios 5:20 leva ainda mais longe nossa atual designação ao Reino de Deus: “Agora somos embaixadores de Cristo , como se Deus estivesse implorando por nós; nós imploramos a você em nome de Cristo, reconcilie-se com Deus”. Embora essa designação se aplique principalmente ao ministério, ela se aplica a todos os que fazem parte da irmandade e são filhos de Deus porque todos representam Cristo e Seu Reino em todas as circunstâncias. Se não é assim, por que Deus está preocupado com o nosso testemunho diante dos homens? Os nascituros podem ser representantes de Cristo quando eles nem deixaram o ventre?

A igreja é o reino de Deus na terra, mas ainda não se manifesta em sua plenitude. As Escrituras mostram claramente que Deus nos percebe, aqueles que têm Seu Espírito, que são Seus filhos, como parte do Seu Reino. As escrituras afirmam claramente que estamos “em Cristo”. Jesus Cristo está definitivamente no Reino de Deus, e porque somos percebidos por Deus como “nele”, também somos! O Reino de Deus é uma realidade presente e futura. Podemos vê-lo e entrar no aqui e agora.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here