Home Sermão Espírito Santo Oração e Conversão

Espírito Santo Oração e Conversão

21
0
Espírito Santo oração e conversão

 

Tema Espírito Santo oração e conversão

Ezequiel 36:26,27

Resumo: Um sermão sobre o que o Espírito Santo faz durante a conversão (Material adaptado do livro do Dr. Jack Cottrell Power From On High, capítulo 7, e o Espírito Santo: Um Estudo Bíblico, capítulo 5)

 

HoHum: Toda vez que dizemos: “Eu acredito no Espírito Santo”, queremos dizer que acreditamos que existe um Deus vivo capaz e disposto a entrar na personalidade humana e mudá-la – JB Phillips (1906–1982)

WBTU:

Espírito Santo oração e conversão

Uma maneira comum de se referir ao fato de uma pessoa se tornar cristã é dizer que ela se converteu. Esta palavra implica uma volta do pecado e uma volta para Deus.

Como o HS trabalha sobre o coração do pecador? Deve dividir isso em duas partes:

1. Como o HS trabalha para levar um pecador à fé e ao arrependimento?

2. Como o HS trabalha sobre o coração do pecador durante o momento da conversão?

Hoje à noite estamos nos concentrando no # 2.

Para instâncias:

A natureza da conversão

O que acontece ao pecador quando ele faz a transição de ser perdido para ser salvo? Várias coisas acontecem.

O pecador é justificado ou perdoado por seus pecados.

Ao mesmo tempo da justificação, ele também é regenerado ou nascido de novo. Esta é uma mudança na natureza do seu coração. Seu espírito ou homem interior não está mais em um estado de morte espiritual, mas agora está vivo em direção a Deus.

A santificação inicial ocorre. A pessoa é separada, não é mais um membro do reino de Satanás e se torna um membro do reino de Deus. É semelhante à adoção, o momento em que o pecador se torna um membro da família de Deus.

Hoje à noite estamos nos concentrando no segundo deles, regeneração. O que é regeneração?

É uma mudança metafísica, uma mudança que ocorre na própria essência da alma. Isso significa que o dano que o pecado inflige à alma começa a ser reparado; a doença do pecado que infecta a alma começa a ser curada. É como a mudança que ocorre em um corpo febril infectado quando antibióticos são aplicados.

Aqui Deus é o grande médico. Ezequiel 36: 26-27 : darei-lhe um novo coração e porei um novo espírito em você; Eu removerei de você o seu coração de pedra e lhe darei um coração de carne. E eu colocarei meu Espírito em você e o levarei a seguir meus decretos e ser cuidadoso em manter minhas leis.

O coração de pedra é a alma endurecida pelo pecado. Isso é removido e substituído por um “coração de carne”, isto é, um coração que é macio e rende à vontade de Deus.

Leia também: O senhor ainda fala?

É descrito na Bíblia de várias maneiras:

Romanos 6: 1-14 Paulo fala disso como uma morte e ressurreição: uma morte para o pecado e uma ressurreição para uma nova vida. Como resultado disso, o pecador é “trazido da morte para a vida (v. 13)” e capaz de “viver uma nova vida (v. 4)”.

Colossenses 2:11 é chamado de ato de circuncisão espiritual, “não com a circuncisão feita pelas mãos dos homens, mas com a circuncisão feita por Cristo”. Essas palavras remontam a Deuteronômio 30: 6 : O SENHOR, seu Deus, circuncidará seus corações e o coração dos seus descendentes, para que você possa amá-lo com todo o seu coração e com toda a sua alma, e viver.

Este não é apenas o tempo de novos começos, mas tudo isso mostra que esses são atos que podem ser realizados somente por Deus.

Espírito Santo oração e conversão Causa Regeneração

O evento conhecido como regeneração é especificamente obra do Espírito Santo.

Jesus prometeu a presença interior do Espírito através de sua analogia da água viva, mas isso não aconteceria até depois da ascensão de Jesus e ser exaltado à mão direita do Pai. João 7: 37-39

Não há evidências de que os santos do AT tenham recebido esse aspecto da salvação. É uma bênção desfrutada apenas por cristãos na era do NT.

Alguns se opõem a isso hoje e em épocas passadas nas fileiras da Igreja de Cristo / igrejas cristãs. Nos dias da fronteira, eles se opunham, porque isso parece muito com o calvinismo. O Espírito Santo faz tudo idéia. Pergunta na semana passada: Como o HS trabalha para levar um pecador à fé e ao arrependimento? O Espírito Santo trabalha indiretamente através da Palavra para trazer fé e arrependimento.

A questão desta semana é um pouco diferente: como o HS trabalha sobre o coração do pecador durante o momento da conversão? Alguns no Movimento de Restauração negam toda obra direta do Espírito, mesmo em conversão. Quando se trata de regeneração, o pecador se regenera e ressuscita dos mortos. Pecadores, subam aqui e salvem-se. Como isso pode ser? Procure Efésios 2: 1 , 4-6

João 1:13 diz que nascemos de Deus. Nós não damos à luz a nós mesmos. Essas imagens apontam para a atividade divina; elas não são coisas das quais somos capazes.

O Espírito Santo é a pessoa da Trindade, Deus, que traz sobre nós o poder da morte e ressurreição de Cristo.

O Espírito Santo causa regeneração no batismo

Em que momento um pecador passa do estado não salvo para o estado salvo? Batismo. O pecador é imerso na água batismal não regenerada e emerge dela regenerado.

Romanos 6: 1-4

Um cristão não pode continuar em pecado – vs. 1

Nós morremos para pecar vs. 2.

Certamente não ignoramos o que nos aconteceu no batismo. Vs. 3

Esse poder salvador inclui não apenas o poder de tirar a penalidade por nossos pecados, mas também o poder de dar um golpe mortal no próprio pecado que habita em nós. O batismo é, portanto, o momento de nossa morte para pecar. Vs. 4

Estamos unidos a ele em sua morte, mas não termina aí. Também estamos unidos a ele em sua ressurreição, permitindo-nos andar em uma nova vida – vs. 4

Colossenses 2: 11-13

As referências a “enterrado” e “ressuscitado” refletem a forma correta de batismo, imersão.

Além disso, “sepultado com Cristo” e “ressuscitado com Hum” estão se referindo ao evento salvador da regeneração, quando “Deus te fez viver com Cristo (v. 13)”.

Quando esse evento de economia ocorre? Batismo.

Tito 3: 5-6

Este “renascimento e renovação” é referido como um evento de salvação: “ele nos salvou”; e ele o conecta à nossa “lavagem” do tempo do nosso batismo.

Entender essa lavagem como uma referência ao batismo faz todo sentido à luz de Romanos 6 e Colossenses 2 .

A regeneração ocorre durante o batismo, não através da água em si, mas somente através do poder de Deus, quando ele trabalha no coração do pecador naquele momento, de acordo com sua promessa.

O que isso tem a ver com o Espírito Santo? O Espírito Santo é dado no batismo. Tito 3: 5-6 . Esta é uma obra do Espírito. Isso nos lembra o derramamento pentecostal, mas na verdade se refere ao nosso batismo pessoal. Assim, podemos pensar corretamente em nosso batismo como nosso próprio Pentecostes pessoal!

Atos 2: 37-39

O Espírito prometido é para você que está buscando a salvação. Como essa salvação, justificação (perdão dos pecados) e santificação (dom do Espírito Santo) podem ser recebidas?

Aqueles que se arrependem e são batizados receberão o dom do Espírito Santo – não um dom do Espírito, mas o próprio Espírito como presença curadora e permanente.

Muitos objetam e dizem que somos salvos pela fé. Muito verdade, mas somos salvos pela graça através da fé no batismo. Essas passagens afirmam isso claramente.

Alguns objetam que isso não se refere ao batismo na água, mas ao batismo no Espírito. Um batismo – Efésios 4: 5 . Sim, o batismo tem um elemento externo (deve ir à água e realmente ser batizado) e também um elemento interno (dentro do pecador). Veja os dois em Hebreus 10:22 : vamos nos aproximar de Deus com um coração sincero em plena certeza da fé, tendo nosso coração aspergido para nos purificar de uma consciência culpada e lavando nosso corpo com água pura.

O resultado da regeneração

Uma cena de um filme ocidental dos velhos tempos. Às vezes, quando o herói leva uma bala ou flecha, ele recebe uma infecção e desenvolve uma febre mortal. O médico ligou para a casa e o médico entra no quarto de tempos em tempos para ver se alguma mudança ocorreu. As primeiras vezes que ele sai do quarto, tristemente balançando a cabeça. Finalmente, depois de uma visita, o médico sai do quarto com um grande sorriso no rosto, dizendo: “A febre estourou!” Ele está nos dizendo que o herói virou a esquina e está começando a melhorar.

Quando o dom de regeneração de Deus está dando ao pecador no batismo cristão, podemos alegremente gritar: “A febre estourou! A infecção do pecado está começando a ser curada! ”Mas, como no herói ocidental, a cura de nossas naturezas doentes do pecado não está imediatamente completa. Isso não acontece de uma só vez, mas é um processo contínuo chamado santificação. Esse processo é o resultado da continuação do Espírito Santo em habitar nosso próprio corpo. Romanos 8:11 : E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos está vivendo em você, aquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos também dará vida aos seus corpos mortais por meio do Espírito dele, que vive em você.

Espírito Santo oração e conversão.

O resultado da regeneração é que a pessoa salva agora pode dizer: “Eu posso obedecer à vontade de Deus; Eu sou capaz de obedecer aos mandamentos da lei ”- o que a pessoa não regenerada foi incapaz de fazer ( Romanos 8: 7-8 ). Nós morremos e ressuscitamos com Cristo, “para que não sejamos mais escravizados ao pecado” – Romanos 6: 6 . O transplante de coração espiritual de que fala Ezequiel (36: 26-27) nos permite andar nos estatutos de Deus e observar suas ordenanças. Nós fomos mudados – mudados pelo Espírito, para andar pelo Espírito ( Gálatas 5:16 ).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here