Home Sermão Eliseu e a botija de azeite – Sermão para Pregação

Eliseu e a botija de azeite – Sermão para Pregação

157
0
Escritura: 2 Reis 4: 1-7

2 Reis 4: 1-7

Tópico: A bênção que foi encontrada em uma botija de azeite

Em 2 Reis 4: 1-7, lemos sobre uma mãe viúva pobre que já foi casada com um profeta, que era um dos filhos dos profetas, ou um dos associados, ou um dos servos de Eliseu, o profeta, que era conhecido por ser um poderoso profeta de Deus. Este profeta, com quem esta pobre mãe viúva se casou, era conhecido por ser um profeta que temia ao Senhor Deus Todo-Poderoso. Mas as escrituras nos dizem em 2 Reis 4: 1 que, com o passar do tempo, esse profeta havia morrido. Ele era conhecido por ser um associado fiel ou um servo do profeta Eliseu, mas ainda assim ele morreu. Ele era um profeta que certamente temia ao Senhor, mas ainda assim morreu. Ele tinha uma boa reputação entre os outros profetas que profetizavam durante o mesmo tempo em que profetizava, mas mesmo assim ele morreu.

Você sabe que existem alguns pregadores que pregam e ensinam que se alguém teme ao Senhor e vive da maneira correta, eles não enfrentarão nenhum tipo de dificuldade em sua vida. Mas ainda nesta passagem das escrituras, lemos sobre um profeta que era um homem que temia a Deus, um homem que era um bom marido para sua esposa, um bom pai para seus filhos, um homem com uma boa reputação na comunidade que ele viveu, mas ele morreu de repente. E há uma lição que podemos aprender aqui. E a lição é que, por mais que você tente viver, por melhor que seja sua reputação, todos temos que enfrentar a morte de um jeito ou de outro. Assim como nascemos neste mundo, todos nós certamente morreremos e deixaremos este mundo algum dia, pois as escrituras dizem em Hebreus 9:27. que “é designado a todos os homens que morram uma vez, mas depois disso o julgamento”.

E quando esse profeta morreu, ele deixou sua linda esposa para se tornar uma viúva com dois filhos para criar e cuidar. O profeta não apenas deixou sua esposa viúva e dois filhos para criar e cuidar sozinha, mas também a deixou com uma divida que estava chegando à sua casa, porque quando o marido, o profeta, estava vivo, ele era único ganhador de pão da família, ele trazia o dinheiro para a conta bancária deles. Mas quando ele morreu, o fluxo de caixa foi reduzido e, eventualmente, todo o dinheiro que eles poderiam ter economizado para um dia chuvoso secou, ​​o que também fez com que essa pobre se enrolasse em contas que deveriam ser pagas.

Agora observe algo aqui. Enquanto o marido dessa mulher, o profeta, estivesse vivo, o credor não incomodaria a família, porque era óbvio que esse profeta falecido estava cuidando dos negócios. Mas, quando se soube que o profeta havia morrido, e agora sua esposa estava encarregada de pagar as contas, e o  fluxo de dinheiro havia secado por causa da morte de seu marido, foi quando você ouviu falar do credor ameaçando a mulher.

Ele ameaçava levar os dois filhos à escravidão se essa mulher não pagasse seu dinheiro. E observe que o credor nem sequer tentou ser solidário com a situação dessa mulher. Eles não se importaram se elatinha perdido o marido. Eles não se importavam se essa mulher estava pobre  devido à perda de renda pela morte do marido.

Eles só queriam o dinheiro dela, e como ela não tinha dinheiro para pagar esse credor nessa passagem das escrituras, ele ameaçou levar seus dois filhos em cativeiro e transformá-los em escravos como penalidade por não pagar suas contas em dia.

E há uma lição que podemos aprender aqui. Parece que quando as coisas não estão indo, é quando o Diabo tenta aparecer e causar estragos em sua vida;  enquanto o marido dessa mulher estivava vivo, tudo estava bem. Mas quando ele morreu, foi quando todo o inferno explodiu  na vida dessa mulher, e foi quando ela se viu encostada na parede. Mas se você se encontrar encostado na parede por causa de uma situação difícil, saiba uma coisa: ainda há esperança para você. Não importa o quão difícil as coisas pareçam agora,

Mas observe o que essa mãe fez quando se viu encostada na parede. Mas primeiro, vamos falar sobre o que ela não fez quando se viu encostada na parede. Quando recebeu a notícia de que o credor estava vindo para levar seus dois filhos embora e fazê-los escravos pelo não pagamento de suas contas, observe que essa mulher não recorre a drogas ou álcool para consolo. Observe que ela não começa a vender drogas para poder sobreviver. Observe que ela não se voltou para a prostituição, dormindo com todos os homens com quem podia se relacionar para poder se sustentar e a seus dois filhos. Mas, antes, ela foi ao profeta Eliseu e disse: “Teu servo, meu marido está morto, e tu sabes que teu servo temia ao Senhor; e o credor chegou para levá-lo para meus dois filhos como escravos.

Agora, há uma lição a ser aprendida aqui. Assim como essa mulher se viu indo a Eliseu, o profeta de Deus, para lhe contar sobre sua situação adversa, precisamos ir ao Senhor em oração e contar a Ele sobre nossa situação adversa. Precisamos invocar o Senhor e contar a ele tudo sobre nossos problemas, tudo sobre nossas circunstâncias adversas, especialmente quando nos encontramos apoiados contra a parede. O Salmo 34: 6 diz: “Este pobre homem chorou e o Senhor o ouviu, e o salvou de todos os seus problemas.”

Agora, há razões pelas quais essa mulher foi a Eliseu, o profeta, sobre seu dilema. Antes de tudo, devemos entender essa situação da mulher na sociedade em que viveu durante o dia e a hora. Durante o seu tempo, as mulheres não eram respeitadas ou estimadas como são hoje. No seu tempo, as mulheres eram consideradas bens à vista do homem. O único valor que as mulheres tinham aos olhos do homem naquele tempo era que elas eram pessoas para casar com homens e terem filhos,  porque essa era a mentalidade dos homens durante aquele tempo.

Os homens daquela época viam apenas mulheres boas para se casar, alguém para manter a casa limpa, alguém cozinhar sua comida e ter filhos para eles. E se as mulheres tivessem filhos, muitos filhos, melhor seria.

E o que piorou as coisas para essa mãe nessa passagem das escrituras, ela não podia sair de casa para encontrar trabalho porque tinha dois filhos que precisava criar, e mesmo se ela tivesse saído de casa para encontrar emprego para se sustentar e seus dois filhos, provavelmente não seria contratada pelo simples fato de ser mulher.

E por último, mas não menos importante, por ser viúva, não tinha ninguém para protegê-la do credor que ameaçava desmembrar a família se não pagasse as contas não pagas imediatamente.

Mas o que eu mais gosto nessa mãe é que, apesar de ter enfrentado uma pressão insuportável nas costas, nos ombros, com o credor querendo pegar os seus dois filhos para serem vendidos como escravos, ela não o fez. Ela não desistiu de sua família. Ela poderia ter jogado a toalha, mas não desistiu de sua família. Ela poderia ter mandado seus dois filhos embora para morar com outros membros da família ou com alguns amigos enquanto se reunia, mas, em vez disso, os manteve perto dela e decidiu lidar com essa situação de frente.

E se pensarmos sobre isso, a razão pela qual alguns de nós ainda estão vivos hoje é porque tivemos mães que não desistiram de nós. Não importa os tempos difíceis em casa, no casamento, na vida pessoal ou o que seja, a razão pela qual ainda estamos aqui hoje é porque nossas mães não desistiram de nós. Podemos ter agido expulsos da escola, mas graças a Deus nossas mães não desistiram de nós. Podemos ter sido presos por fazer algo tolo, mas graças a Deus que nossas mães não desistiram de nós.

Agora, a segunda razão pela qual essa mãe foi a Eliseu sobre seu dilema foi porque ela acreditava que ele tinha uma palavra do Senhor para sua situação. Ela acreditava que Eliseu tinha um forte relacionamento com o Senhor, e ele poderia ajudá-la com a oração, ele a ajudaria com uma palavra encorajadora. Mas acima de tudo, porque o marido falecido dela era um bom profeta sob a liderança de Eliseu, talvez ela pensasse que ele poderia receber uma oferta dos outros companheiros profetas para ajudar a pagar os credores que agora estão ameaçados de pegar seus dois filhos e fazê-los escravos como pagamento por suas contas não pagas.

E há uma lição que podemos aprender aqui também. E a lição é que, quando você se encontra encostado na parede e não sabe o que fazer, precisa ir ao Senhor em oração. Você não precisa apenas ir ao Senhor em oração, mas você também precisa ir à igreja e buscar orientação divina em Sua palavra sobre como superar a situação em que você se apoiou contra a parede.

Observe que a mulher foi a Eliseu, o profeta, e mais ninguém. E hoje, quando você se encontra em apuros, precisamos ir a Jesus e a mais ninguém. Buddah não pode ajudá-lo quando você estiver com problemas. Allah não pode ajudá-lo quando você estiver com problemas. Mas Jesus pode !!!!!!

Agora, quando a mãe chegou a Eliseu sobre seu dilema, ele perguntou: “O que devo fazer por ti? Diga-me, o que você tem em casa? E a mulher disse a ele que não tenho nada em casa, exceto um pote de azeite.

Agora observe que a mulher disse que não tinha nada além de um pote de óleo em casa. Agora é possível que, antes da morte do marido, essa mulher tenha algumas coisas em sua casa, como móveis, roupas, talheres, gado, etc., mas teve que vendê-las para que ela pudesse ter algum dinheiro para pagar a conta aos credores.

Agora que todas as suas posses se foram, agora ela está com apenas um pote de óleo. E às vezes na vida nos encontramos até o último centavo, até o último vestido ou terno, até o último par de sapatos, até o último pedaço de pão. Sim, essa mulher não tinha nada em casa, exceto um pote de óleo. Mas adivinhem? Mal sabia essa mãe que havia uma bênção naquela botija de azeite. Havia libertação naquele pote de óleo. Havia alguma provisão naquele pote de óleo. A mãe não viu, mas Eliseu viu. E você sabe, às vezes, examinamos coisas que parecem tão insignificantes à nossa vista, mas geralmente é quando Deus está no seu melhor quando ele pega aquela coisa que parece insignificante e a usa para o nosso bem.

Leia também: Por que os sermoes levam tanto tempo

E ao ouvir o que a mulher havia dito, ele diz a ela: “Vá pegar emprestados alguns vasos de seus vizinhos, até os vazios;  não poucos. ”Isso significa que ela deveria pegar o maior número possível de vasilhas. Depois de conseguir todos os vasos que pudesse encontrar e tomar emprestado, ela deveria entrar em casa com os dois filhos, fechar a porta e derramar óleo em todos os vasos até a borda e deixar de lado os vasos que estavam cheios. E as escrituras dizem que a mulher fez exatamente o que o profeta Eliseu lhe disse para fazer no versículo.

Agora observe algo aqui. Observe que essa mulher não questiona Eliseu por que ela precisa pegar vasos com seus vizinhos para que o óleo seja derramado. Observe que ela não deixa o orgulho atrapalhar quando ela pede aos vizinhos que tomem emprestado alguns vasos vazios. Ela era simplesmente humilde e obediente às instruções que lhe foram dadas por Eliseu, o profeta. E, da mesma forma, nós também, quando nos deparamos com uma situação que nos joga contra a parede, se queremos que o Senhor nos livre, devemos ser humildes e obedientes à Palavra de Deus. 1 Pedro 5: 6 diz : “Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no devido tempo.” E 1 Samuel 15:22 diz que “obedecer é melhor do que sacrificar”.

Agora observe outra coisa aqui. Observe que, quando essa mulher voltar para sua casa com os vasos emprestados, ela deverá fechar a porta e trabalhar em conjunto com os filhos, enchendo os vasos emprestados de óleo. Em outras palavras, ela e os filhos deveriam trabalhar em segredo, enchendo os vasos emprestados de óleo. Mas acredito em todo o meu coração que, antes de começarem a derramar o óleo nos vasos, depois de fecharem a porta, acredito que a primeira coisa que fizeram foi orar.

Leia também: Aliança pelo Brasil

Acredito que eles pediram ao Senhor, a portas fechadas, que abençoasse o óleo para encher todos os vasos que haviam emprestado de seus vizinhos. E adivinha ? Jesus falou sobre fechar a porta atrás de nós quando oramos.

Ele disse em São Mateus 6: 6 aonde ele diz que quando orar, entre no teu quarto e, quando fechar a porta, ore ao Pai que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará abertamente. ”E às vezes você precisa fechar o mundo atrás de você para não ter nenhum tipo de interferência ou impedimento no que Deus quer fazer em sua vida.

Mas com o passar do tempo, quando todos os vasos estavam cheios, a mãe disse aos filhos para trazerem outro vaso para ser enchido, mas os filhos disseram que não havia mais vasos para encher, mas ainda havia mais óleo.

Agora observe algo aqui. Observe que os filhos estavam ajudando a mãe a encher os vasos emprestados de óleo. Eles estavam sendo obedientes e estavam honrando a mãe com a assistência em casa.

Da mesma forma, devemos aprender a ser obedientes e a honrar nossos pais, ajudando-os em casa. Somos obedientes e honramos nossos pais quando os obedecemos.

Somos obedientes e honramos nossos pais quando lavamos a louça, limpamos nossos quartos, aspiramos o chão, cortamos a grama, lavamos os carros, fazemos o jantar, dobramos nossas roupas.

Somos obedientes e honramos nossos pais quando ficamos sem problemas na escola,

E quando ela estava terminando de encher todos os vasos com óleo, ela foi contar a Eliseu o que havia feito. E então ele diz a ela: “Vá e venda o óleo, e pague todas as suas dívidas, e viva o resto do petróleo pelo resto da sua vida”. Em poucas palavras, essa mulher vendeu os vasos de óleo e foi capaz de pagar todo o seu credor. Não só isso, ela tinha azeite suficiente para viver pelo resto de sua vida.

Isso é um milagre de Deus; pois Deus multiplicou o óleo que estava nessa vasilha e usou o azeite para ajudar essa mulher a pagar sua dívida, e usou o azeite para dar a ela algo para viver pelo resto de sua vida.

Isso é semelhante ao que Jesus fez com os dois peixes e cinco pães. Ele pegou os dois peixes e cinco pães e alimentou 5.000 homens, incluindo mulheres e crianças, que somavam cerca de 15.000 pessoas.

Agora você pode não ter um pequeno pote de óleo para Deus usar para abençoá-lo, mas Deus ainda pode usar o pouco que você tem para abençoá-lo tremendamente. Jesus disse que se você tem fé como o tamanho de uma semente de mostarda, dirá que seu monte será removido e nada será impossível para você. Tudo o que precisamos é que Deus nos abençoe, é a nossa fé Nele, acreditando que Ele suprirá todas as nossas necessidades em riquezas e glória em Cristo Jesus, e Deus é capaz de fazer todas as coisas, mas falha. apenas sente-se em sua fé. Ela teve que se levantar e fazer alguma coisa.

A Bíblia diz em Tiago 2:17 diz que a fé sem obras está morta. Veja bem, se essa mãe tivesse acabado de crer no Senhor, e não fizesse o que Eliseu havia dito para ela, não emprestasse os vasos, não derramasse o óleo nos vasos ou não vendesse os vasos para seus vizinhos, ela ainda estaria desamparada, ainda enfrentando problemas com os credores, e teria perdido seus filhos para a escravidão porque a fé sem obras está morta. Tem que haver alguma ação por trás da nossa fé no SENHOR, se queremos ser abençoados.

E porque essa mulher, essa pobre mãe viúva confiava em Deus, porque era humilde e obediente às instruções que o profeta Eliseu havia lhe dado,

Observe o seguinte:

1. No começo desta história, essa mãe estava desamparada. Mas no final da história, essa mãe foi abençoada.

2. No início desta história, essa mãe era pobre. Mas no final da história, essa mãe foi feita rica.

3. No início desta história, essa mãe estava estressada. Mas no final desta história, essa mãe estava em paz consigo mesma.

4. No início desta história, essa mãe estava deprimida. Mas no final da história, essa mãe estava se alegrando.

5. No início desta história, essa mãe estava desempregada. Mas, no final desta história, essa mulher agora é sua própria CEO de seu próprio negócio de venda de petróleo.

6. No início desta história, essa mãe não era capaz de cantar. Mas no final desta história, essa mãe tem uma canção de louvor ao Senhor.

7. No início desta história, essa mãe estava passando por um teste. Mas, no final da história, essa mãe tinha um testemunho, e acredito que o testemunho dessa mãe estaria numa forma de pergunta, dizendo: “Se não fosse o Senhor do meu lado, onde eu estaria? O que Deus fez pelos outros, Ele também pode fazer por você. Pois Deus trouxe de um longo caminho. Eu quase desisti, mas Ele me manteve, para não desistir, e Ele é digno de todos os elogios !!!!!!!!

Visita a nossa loja Gospel de Camisetas Gospel

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here