Home Pregações Evangelicas Históricas Cristianismo: Como Surgiu o Cristianismo?

Cristianismo: Como Surgiu o Cristianismo?

3
0
cristianismo

O que é o cristianismo?

Cristianismo: Há muita confusão sobre o que o cristianismo realmente é, quem pode ser considerado um cristão e como uma pessoa se torna um. Aqui está uma breve olhada em como a Bíblia responde a isso.
7188-cross_wood_brownish%20backgnd.630w.tn Cristianismo: Como Surgiu o Cristianismo?

 

 

Todo mundo que faz a pergunta “o que é o cristianismo?” muitas vezes se pergunta o que a verdade está por trás de algo que se tornou difícil de entender pelo homem. O cristianismo é bem simples.

É tudo sobre uma vida, a vida de Jesus, o Filho de Deus. A Bíblia ensina que Jesus era o próprio Deus, veio viver em seu mundo como humano. Talvez você nunca tenha pensado muito sobre isso, mas a vida de Jesus tem um impacto tremendo em você.

A Bíblia ensina que porque somos pecadores por natureza e por escolha, temos um relacionamento rompido com nosso Criador. Vivemos nossos dias buscando realização e significado nas coisas que nos cercam, mas a mais profunda necessidade da alma humana é ser restaurada para Aquele que nos criou. Jesus veio para realizar essa restauração.

Um fato verdadeiro sobre o cristianismo que às vezes surpreende as pessoas é que o cristianismo é judeu. Jesus demonstrou que Ele era (e é) o Messias predito nas Escrituras judaicas. O cristianismo é o culminar do judaísmo. Jesus (Yeshua) era ele mesmo, judeu. Ele foi criado por pais fiéis que o levavam regularmente à sinagoga. Ele observou a Torá perfeitamente. O último profeta judeu reconhecido, João Batista , declarou que Jesus era o perfeito “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” ( João 1:29 ).

 

Os apóstolos, os primeiros discípulos de Yeshua, eram judeus. Após a ressurreição de Cristo, em Lucas 24: 1 , Jesus mostrou a Seus seguidores como todos os profetas hebreus dos tempos antigos apontavam para Ele, dizendo:  “Não era necessário que o Cristo sofresse essas coisas e entrasse em Sua glória?” Então começando com Moisés e com todos os profetas, Ele explicou-lhes as coisas concernentes a Si mesmo em todas as Escrituras [hebréias].

A mensagem central do cristianismo é que Jesus Cristo é Deus o Filho que veio à Terra para resgatar os pecadores não apenas de uma vida de pecado, mas também da condenação eterna no inferno. Os cristãos acreditam que os 66 livros da Bíblia compreendem a inerrante Palavra de Deus. Como tal, eles lêem, passam a conhecer mais profundamente a Deus, defendem e vivem sua verdade.

Quem pode ser cristão?

No coração do que significa ser cristão está a  justificação – isto é, estar bem com Deus (ver Romanos 4:20 ). Então, outra maneira de perguntar “quem pode ser cristão” é “quem pode ser considerado correto com Deus?” João 1:12 diz que “… tantos quantos O receberam [Jesus], a eles Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus, mesmo para aqueles que crêem em Seu nome”. Em outras palavras, nem todo mundo é automaticamente filho de Deus simplesmente porque nasceu no mundo.

Gálatas 3: 1  explica que alguém se torna um filho de Deus “pela fé em Cristo Jesus”. Uma pessoa não é salva pela fé . Somos salvos por Cristo ,  o objeto da fé. Em outras palavras, toda pessoa que pede para ser liberta do pecado e confia somente em Jesus Cristo para o perdão receberá o perdão de Deus. Romanos 10: 9  diz: “… se confessares com a tua boca o Senhor Jesus e creres no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”

Este perdão significa também a recepção em um novo relacionamento familiar com Deus e Seu povo. As pessoas que seguem a Cristo assumem gradualmente o caráter de Jesus. Um verdadeiro filho de Deus será conhecido por boas obras, pensamentos puros e atitudes piedosas. Essas coisas não são a base da justificação. Pelo contrário, eles servem como evidência de ser “nascido de novo” pelo Espírito de Deus que vive em todos os crentes ( João 3: 1 ; Efésios 1: 1 ) desde o momento da salvação em diante.

As pessoas questionam a exclusividade da alegação da Bíblia, mas não é uma postura arrogante . O evangelho de Jesus Cristo não é mais arrogante do que dizer 2 + 2 = 4. Confie em Jesus Cristo é o único caminho para um relacionamento correto com Deus. Confiar em quem é Cristo e no que Ele fez através da cruz e ressurreição é o que somos chamados a fazer. Rejeitar isso mostra desrespeito pela verdade e desrespeito ao ser mais amoroso do universo. Uma das formas mais comuns pelas quais as pessoas rejeitam Cristo é pensar: “Sou bom o suficiente para entrar no céu”. Mas a Bíblia diz que ninguém é bom o suficiente para entrar no céu ( Romanos 3:10 ). Apenas um pecado nos manterá fora da presença de Deus. Em Mateus 5:48, Jesus ordena: “Seja perfeito, seu Pai celestial é perfeito”.

Além disso, essa confiança em Cristo é sempre acompanhada de arrependimento, de acordo com a Bíblia. Arrependimento significa afastar-se do pecado e submeter-se a Jesus Cristo como o governante (Senhor) da vida de alguém. O assentimento intelectual à verdade da Bíblia sem um padrão sagrado de vida é uma característica dos inimigos de Deus, não de Seus filhos ( Tiago 2: 1 ).

O que faz o cristianismo diferente?

1. É uma crença espiritual que está aberta a todos, independentemente da idade, religião, sexo ou status econômico.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” ( João 3:16 )

2. É um relacionamento de fé com Deus que resolve o problema do pecado. Em outras palavras, a libertação do pecado não é alcançada pela adesão pessoal a um sistema de obras. Um é liberto do pecado recebendo a graça de Deus em Cristo. Um pecador é declarado como estando correto com Deus, pois os méritos da vida, morte, ressurreição e ascensão de Cristo são aplicados a ele através da fé. 2 Coríntios 2:21 diz assim: “Ele [Deus Pai] fez Aquele que não conheceu pecado (ie Jesus, Deus o Filho) ser pecado em nosso favor, para que pudéssemos nos tornar a justiça de Deus nEle. ”

Outras crenças acreditam que a salvação é baseada em boas ações ou em manter certas leis. O cristianismo reconhece que “não há justo, nem sequer um” ( Romanos 3:10 ).

A Bíblia diz claramente que “Ele nos salvou, não com base em atos que fizemos em retidão, mas segundo a Sua misericórdia”. ( Tito 3: 5 )

3. Ao contrário de Buda, Maomé e outros líderes religiosos, o cristianismo aceita que seu Messias, Jesus Cristo, ainda está vivo hoje.

“… Cristo Jesus é Aquele que morreu, sim, sim, aquele que foi ressuscitado, que está à direita de Deus , que também intercede por nós.” ( Romanos 8:34)

Jesus morreu na cruz pelos pecadores, mas ressuscitou depois de três dias. Sua ressurreição vindicou a veracidade de sua mensagem. Ele foi testemunhado por muitos que foram eventualmente martirizados por sua fé. A verdade histórica da vida e mensagem de Cristo resistiu ao teste do tempo e acabará por triunfar sobre todas as outras crenças ( Apocalipse 21: 1 ).

O cristianismo não é apenas um movimento político?

Não. O verdadeiro cristianismo não é um movimento político que procura mudar o mundo de fora para dentro. É a verdade que muda radicalmente toda a visão de mundo de dentro para fora. O autor britânico do século XX, CS Lewis, disse-o bem: “Acredito no cristianismo porque acredito que o sol nasceu: não só porque o vejo, mas porque vejo todo o resto”.

Existem muitos hipócritas e falsificações no mundo. E os cristãos podem e pecam. Mas a direção geral da vida de um verdadeiro cristão é amar cada vez mais as coisas que são queridas ao coração de Deus, como (ver Atos 2:42 ) lidar fielmente, crer e obedecer à Sua Palavra, estar relacionalmente comprometido com o povo de Sua Igreja, adorando. Cristo sinceramente do coração, e sendo cativante na maneira como se vive e compartilha sua mensagem de esperança para os perdidos.

O que está faltando no retrato da pessoa média do cristianismo?

Um autor cristão * respondeu a pergunta assim:

É como se estivéssemos em guerra – em um campo de concentração – e de repente você está ouvindo no rádio contrabandeado que as tropas de libertação aterrissaram em helicópteros a oito quilômetros de distância. Eles estão conquistando tudo em seu caminho e estão prestes a chegar ao portão e abrir as portas. E tendo vivido toda a sua vida neste campo de concentração, você agora será libertado.

Isso é cristianismo. É notícia que Deus enviou tropas de resgate ao mundo, a saber, Jesus Cristo, e que a grande custo para Si mesmo Ele conquistou o inimigo, o Diabo, abriu as portas do campo de concentração e nos acolheu em casa.

E então você adiciona a bela imagem da noiva e do noivo e percebe que este não é apenas um soldado que simplesmente o libera para ir e fazer o que você quer fazer. Ele é seu Marido, por assim dizer, que foi separado de você por anos e anos, e você é a esposa que esteve no acampamento. E quando os portões são abertos, Ele fica do outro lado, e as afeições são enormes.

Lembro-me de assistir, no final da guerra do Vietnã, a alguns desses vídeos magníficos de homens que estavam longe de suas esposas – alguns deles eu acho que chegam a cinco anos. Lembro-me de vê-los correndo em direção um ao outro e vendo-os varrerem suas esposas dos pés. Meu coração pulou e minhas lágrimas correram quando assisti a esse tipo de reunião. Creio que é essa resposta profundamente emocional ao ser resgatado e unido a Deus que está faltando na imagem de tantas pessoas do cristianismo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here