Home Esboçco de Pregação Como preparar um sermão: 7 etapas importantes

Como preparar um sermão: 7 etapas importantes

93
0
como preparar um sermão

Como preparar um sermão?

Como preparar um sermão

Se você estivesse preparando um sermão, que passos você daria? Aqui estão 7 passos importantes que podem ajudá-lo a preparar um sermão.

O Essencial da Oração

Não há nada mais importante na vida do que a oração e, portanto, quanto mais importante é a oração na preparação do sermão? Nosso último Instrutor é o Espírito Santo e, portanto, peça a Deus o Espírito Santo para iluminar você, guiá-lo e dar-lhe uma ideia sobre o que a mensagem deveria ser. Eu li alguns capítulos e versículos da Bíblia e, de repente, algo simplesmente salta para mim que eu nunca vi antes. Mesmo que eu tenha lido muitas vezes, é como se uma lanterna estivesse ligada em certo verso ou palavra e o significado do verso simplesmente pulasse da página. Eu acredito que antes de uma pessoa estudar a Bíblia, seja um pregador ou não.

Use diferentes traduções e uma Bíblia de estudo

Se você for dar um sermão sobre perseguição, veja uma passagem em diferentes traduções. Eu tenho um ESV, o New King James Version, a NVi, o King James Version e alguns outros e às vezes é útil ver como essas passagens são escritas em diferentes traduções. Mesmo a Bíblia Viva, que é uma paráfrase, pode fazer parecer que alguém está escrevendo isso especialmente para você, embora eu tenha ouvido que Bíblias parafraseadas não são boas para serem usadas em sermões. Você pode usar uma Bíblia de estudo para ver o que o comentário diz sobre certos versos. Embora as notas do estudo não sejam inspiradas por Deus, elas podem inspirá-lo a pensar em algo a acrescentar sobre os versículos em que você está pregando. Eu tenho uma Bíblia King James que tem margens no meio que têm referências bíblicas a outras passagens da Bíblia que podem ajudar a esclarecer ou dar mais significado ao versículo ou versículos que você está estudando. Além disso, na minha Bíblia há numeradas notações que dão ao original grego, hebraico ou aramaico uma certa palavra e que podem tornar a passagem mais clara. Eu também amo o site blueletterbible.org porque me ajuda a encontrar significados adicionais de palavras gregas, hebraicas ou aramaicas que podem esclarecer uma palavra que de outra forma poderia ser simplesmente lida.

Crie um esboço

Como preparar um sermão – um professor de seminário meu acredita em ter todo o sermão impresso. Eu tentei uma vez e senti como se estivesse dando um discurso. Parecia muito mecânico para mim. Minhas notas principais estão realmente lendo diretamente da Bíblia. Destaco certas seções da minha Bíblia e, em seguida, tracei uma linha para as seções em branco de cada página e coloquei na palavra original em grego, hebraico ou aramaico, ou para esclarecer o que essa passagem está dizendo. Faça o contorno com títulos simples; dê uma breve palavra ou duas sobre o assunto desta seção. Siga essa seção com as Escrituras que você vai usar. Eu prefiro ler as Escrituras da Bíblia porque há menos margem de erro se você as ler na Bíblia do que ter Escrituras impressas em seus contornos porque elas podem conter erros de digitação ou deixar ou inserir palavras adicionais. Eu digo à minha igreja que “Hoje parte do meu sermão será perfeito! A parte em que eu leio a Bíblia.

Escolha uma Bíblia e use-a

Eu uso a versão King James porque ela dá as palavras que foram adicionadas em itálico. Muitas Bíblias não te dão o itálico, mas o meu e aqui está o porque eu o uso. Quando leio minha Bíblia King James, há algumas palavras em itálico e as palavras em itálico são palavras que foram inseridas pelos tradutores para torná-la mais legível. Por exemplo, a língua hebraica não tem vogais em suas palavras … elas contêm apenas consoantes, então elas tiveram que inserir vogais ao traduzi-las para facilitar a leitura. Se você tem uma Bíblia com itálico, eu usaria porque você pode ver quais palavras não estavam nos manuscritos originais. Às vezes, quando leio meus versículos bíblicos no sermão, deixo de lado as palavras em itálico, e isso faz com que o propósito do autor original se destaque em contraste com o que poderia dizer com as palavras adicionadas que estavam em itálico.

Pratique o Sermão

Quando reviso meu sermão, às vezes leio em voz alta ou leio para outra pessoa. Foi-me dito para falar partes do seu sermão para si mesmo na frente de um espelho. Lembro-me de que um homem pregou seu sermão para seu gato, mesmo que o gato estivesse dormindo. Isso ajuda a ensaiar o que você vai dizer e como vai dizer. Não faz mal ter uma audiência ao vivo ou dar a alguém da sua família a chance de ver o seu esboço e perguntar o que eles pensam. Eu não me importo com algumas críticas construtivas porque muitas vezes alguém pode ver algo que eu poderia ter perdido, sendo que estava bem debaixo do meu nariz! É difícil ser objetivo com o seu próprio trabalho, mas outro conjunto de olhos e ouvidos pode realmente ajudar.

A principal coisa é manter a coisa principal a principal coisa

Se o sermão não é biblicamente centrado, Cristo elevado e Deus glorificando, então qual é o objetivo? Se você está querendo falar sobre a santidade de Deus, a necessidade de arrependimento, a razão da cruz e o perdão dos pecados, então não insira o que você pensa… apenas inclua o que Deus diz. Por exemplo, se a mensagem não é sobre Cristo e Ele crucificado, então que outros assuntos você acha que são mais importantes que isso? Eu tenho vários versos memorizados e então quando eu dou a mensagem eu às vezes me refiro a passagens chaves sobre os princípios da fé como, Romanos 10: 9-13, 2 Coríntios 5:21 , 1 João 1: 9, Romanos 5: 8 -10 e Atos 4:12. Se você procurar, você pode ver porque isso é especialmente importante para mim.

Escolha três pontos

Como preparar um sermão? Ninguém pode se lembrar de um sermão com mais de três pontos e, geralmente, eles se lembrarão do seu último ponto, de modo a torná-lo o mais importante. Eu ouvi um pastor uma vez dar um sermão de dez pontos. É quase impossível lembrar mais do que três pontos em qualquer sermão. Se você tentar dar muitos pontos a eles, o sermão será atolado e a maior parte será esquecida, mas se você disser de antemão que tem três pontos, então é mais fácil para eles seguirem você e também, espero, tome notas. O capítulo e o versículo da Bíblia são mais importantes do que os pontos; portanto, certifique-se de que as Escrituras possam ser encontradas citando claramente o livro, o capítulo e o (s) verso (s). Eu ouvi Charles Swindoll uma vez dizer que “Uma névoa no púlpito coloca uma névoa no banco”.

Conclusão

Como preparar um sermão? Certifique-se de que eles claramente ouçam que livro, capítulo e versículo você está usando. Diga aos seus ouvintes que você estará se voltando para, digamos, Romanos 10: 9 e depois lhes dê tempo para encontrá-los. Você pode dizer algo sobre o que você vai falar para que eles tenham tempo para encontrar o livro, capítulo e verso. É mais benéfico para eles lerem junto com você, porque o poder real não está no pastor, mas na Palavra; está sempre na mensagem e nunca no mensageiro. Libere o poder da Palavra. Minha opinião não é mais importante do que um apresentador de talk show falando sobre a mais nova moda de Hollywood, então tenha certeza que você está pregando diretamente da Palavra de Deus, pois essa é a única opinião que importa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here