Home Estudo Bíblico 5 maneiras de se relacionar com o amor de Cristo

5 maneiras de se relacionar com o amor de Cristo

120
0

Por Colin S. Smith

Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.
E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

2 Coríntios 5:14,15

Quero percorrer esses versículos hoje e ouvir o que Deus nos diz neles e através deles, para que possamos entrar em todo o bem que ele oferece.

“O amor de Cristo nos controla” (5:14). Essa é uma afirmação incrível e maravilhosa: o amor de Cristo nos controla . O que significaria ser ‘controlado’ pelo amor de Cristo?

5 maneiras de se relacionar com o amor de Cristo

Quero lhe dar algumas palavras que descrevem como podemos nos relacionar com o amor de Cristo. Vou coloca-lás em ordem, para que cada uma seja mais profunda, mais rico e mais completo do que os que foram antes.

Ouvir

Todos nós podemos marcar isso. Ouvimos falar do amor de Jesus. Muitos de vocês ouviram dizer que Cristo os ama desde que eram muito jovens. Mesmo que você não saiba nada sobre o cristianismo, não poderá ler a Bíblia por muito tempo ou permanecer nesta igreja por muito tempo antes de ouvir sobre o amor de Cristo.

Acreditar

A maioria de nós marcará está opção. Você acredita que Cristo te ama. Você olha para trás e percebe que mesmo antes que você o conhecesse como conhece hoje, de alguma forma, de alguma maneira, você já sentia em seu coração que Cristo te ama.

Recebido

Muitos de nós marcarão esta caixa. O amor de Cristo é mais do que algo lá fora para mim, mais do que algo em que eu acreditei. Seu amor foi derramado em meu coração pelo Espírito Santo (Rom. 5: 5).

Preenchido

“Isso é verdade para mim?” Você diria que está cheio do amor de Cristo? Paulo ora aos cristãos para que tenhamos força para conhecer a altura, profundidade, largura e extensão do amor de Cristo. E então Paulo ora para que sejam preenchidos.

Quão maravilhoso seria isso? Relacionar-se com o amor de Cristo de tal maneira que seu tanque vazio seja preenchido com o amor de Cristo. Mas amigos, o que Paulo fala em nossos versículos hoje é ainda mais alto. A palavra que ele usa vai além de ser preenchida.

Controlada

O amor de Cristo nos controla! Ser controlado pelo amor de Cristo significa ser energizado por esse amor e movido para a ação e dirigido por ele.

Ser preenchido com o amor de Cristo significaria que você desfruta desse amor. Mas ser controlado pelo amor de Cristo significa que os outros são tocados por esse amor através de você.

Aqui está algo maravilhoso. Isso está no auge do que pode acontecer na vida de um  cristão neste mundo – ser controlado pelo amor de Cristo.

Como isso é possível?

O amor de Cristo nos controla, porque … (2 Cor. 5:14)

Paulo vai nos contar como! Como posso ser controlado pelo amor de Cristo? Como o amor de Cristo pode ser mais para mim do que algo que ouvi e acreditei? Como minha vida pode ser movida e energizada pelo amor de Cristo?

Vale a pena fazer uma pausa aqui para pensar em todas as coisas que podem ser sugeridas neste momento.

  • Porque eu dediquei minha vida.
  • Porque me dediquei a uma leitura e oração mais disciplinadas da Bíblia.
  • Porque eu tenho em Deus.

Seria um exercício interessante nos grupos de célula desta semana debater todas as respostas que você ouviu sugeridas sobre como você pode ter uma experiência mais profunda do amor de Cristo. Então observe o que as Escrituras dizem e isso o surpreenderá.

“O amor de Cristo nos controla, porque concluímos …” (5:14). Paulo então declara duas convicções firmes sobre o que aconteceu com a morte de Jesus Cristo. Veremos o que eles são daqui a pouco, mas quero fazer uma pausa aqui, porque há algo muito importante para aprender sobre como sua cabeça e seu coração estão conectados.

Muitos cristãos estão confusos sobre o relacionamento entre a cabeça e o coração. Eu gostaria de receber um real por cada vez que ouvi essa declaração nos últimos 35 anos: “Acreditei na minha cabeça, mas não estava no meu coração”.

Mas aqui está o que eu encontrei. Quando o amor de Cristo está ausente no coração, as convicções estabelecidas que Paulo estabelece aqui geralmente estão ausentes na mente. E quando as convicções firmadas que veremos hoje são ativas na mente, o conhecimento do amor de Cristo geralmente está presente no coração. Esses dois vão juntos.

Aqui está o princípio: o que quer que seja que sua mente controla seu coração. “Transforme-se pela renovação da sua mente” (Rom. 12: 1). É aí que começa. Lembre-se sempre de que seu coração é mais um seguidor do que um líder. Coração segue a mente.

Por isso, no caminho de Emaús, Jesus primeiro abriu as Escrituras e ensinou aos discípulos, e depois seus corações queimaram dentro deles (Lucas 24:32). Onde estiver o seu tesouro, também estará o seu coração.

Quando um impulso ou afeto cresce em seu coração, é sempre bom perguntar por quê. Que convicção se instalou em minha mente que daria origem a esse afeto em meu coração? Uma crença falsa está por trás de todo afeto mal direcionado. Se você rastrear os afetos do seu coração até a fonte deles, encontrará alguma convicção na mente de que um modo de vida ou curso de ação específico é o que o fará feliz.

Alguém em nossa congregação me enviou essas palavras esta semana (e as estou usando com permissão). “Quando eu era criança, pensei que cada estágio traria mais valor. Quando eu conseguir esse marido, me sentirei amado. Quando finalmente tiver filhos, serei importante. Então eu tenho todas essas coisas – o marido, os filhos, o bom trabalho – e você sabe o que? Eu ainda estava uma bagunça.

Você vê o que essa senhora está dizendo? Meu coração estava concentrado no marido, nos filhos e no emprego, porque pensei (há uma convicção estabelecida na mente que está dirigindo o coração) que isso me traria mais valor. O que aperta a mente controla o coração. Seu coração é mais um seguidor do que um líder.

O amor de Cristo nos controla porque concluímos! Paulo nos dará duas convicções firmes e, quando estiverem ativas na mente, o amor de Cristo controlará o coração. Você está pronto para ouvir o que são? O amor de Cristo nos controla, porque concluímos o seguinte:

Jesus morreu em meu lugar e
mudou para sempre a face da morte por mim

Um morreu por todos, portanto todos morreram. (2 Cor. 5:14)

Para entender as mudanças que Jesus traz à morte, é importante lembrar que a morte pode ser uma de duas coisas: 1) passagem para condenação ou 2) entrada para celebração. Esses dois são incomparavelmente diferentes.

É quase impossível imaginar o que qualquer uma dessas coisas (entrar em condenação ou celebrar) significaria para nós, porque ambas estão muito longe de qualquer coisa que algum de nós tenha experimentado. Portanto, precisamos que a Bíblia nos dê algumas dicas sobre como será passar para a condenação e como será entrar em celebração.

Passando à condenação

Esteja pronto para o terceiro dia. Pois no terceiro dia o Senhor descerá ao monte Sinai aos olhos de todo o povo. E você deve estabelecer limites para as pessoas ao redor, dizendo: ‘Tome cuidado para não subir a montanha ou tocar a borda dela. Pois quem tocar na montanha será morto. ”(Êx 19: 11-12)

Êxodo 19 nos conta a história de como Deus desceu ao Monte Sinai, e é significativa porque ocorreu antes de Deus ter dado todos os sacrifícios que apontavam para Jesus Cristo. Então nos é dada uma descrição do aparecimento de Deus que é bastante aterrorizante.

Lembre-se de um milhão de pessoas reunidas perto do pé de uma montanha, e as pessoas estão atrás de barreiras.

Na manhã do terceiro dia, houve trovões e relâmpagos, uma nuvem espessa na montanha e uma trombeta muito alta, de modo que todas as pessoas no acampamento tremeram. (Ex. 19:16)

Todo o povo tremeu. Isso significa que nenhuma pessoa estava dizendo: “Não estou muito impressionada até agora”. Ninguém estava dizendo: “Eu não acredito”.

Então Moisés levou o povo para fora do arraial, para encontrar-se com Deus, e eles se posicionaram ao pé da montanha. Ora, o monte Sinai estava envolto em fumaça, porque o Senhor descera sobre ele em fogo. A fumaça subiu como a fumaça de um forno, e toda a montanha tremeu muito. (Êx 19: 17-18)

O monte Sinai tem cerca de 7.500 pés de altura, e Deus desceu ao topo da montanha. Isso significa que quando Deus desceu, ele estava a cerca de 7.500 pés de distância. Para lhe dar uma perspectiva, isso é cerca de cinco vezes a altura da Sears Tower ou o que agora é chamado de Willis Tower em Chicago. E o povo tremeu.

É por isso que a Bíblia diz: “É uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 10:31). É assim que a presença de um Deus santo será para os pecadores sem Cristo – o puro terror de permanecer na presença de um Deus santo sem sacrifício.

A morte pode ser e será uma das duas coisas para cada pessoa. Pode ser uma passagem para condenação. Mas não precisa ser isso. Pode ser…

Entrando na celebração

O livro de Hebreus é escrito para pessoas que creram e confiaram em Jesus Cristo. Diz a essas pessoas o que é verdade delas. O escritor relembra a cena de Êxodo 19 e diz:

Você não chegou ao que pode ser tocado: fogo ardente, escuridão, escuridão, tempestade e som de trombeta e voz cujas palavras fizeram os ouvintes implorar que nenhuma outra mensagem lhes fosse dita.   Pois eles não podiam suportar a ordem que foi dada: “Se um animal tocar a montanha, será apedrejado.”   De fato, tão aterrorizante foi a visão que Moisés disse: “Tremo de medo.”
(Hb 12:18 -21)

Até Moisés tremia de medo. Bem, se Moisés estava tremendo de medo, como seria para nós? Mas o terror de entrar na presença de Deus sem sacrifício, sem mediador, não é o que você veio.

Mas você veio ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a inúmeros anjos em reuniões festivas, e à assembléia dos primogênitos que estão matriculados no céu, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido que fala uma palavra melhor do que o sangue de Abel. (Hebreus 12: 22-24)

A cena aqui dificilmente poderia ser diferente. Por favor, entenda que o escritor não está descrevendo o céu e o inferno. O contraste aqui é entre estar diante de Deus sem Jesus e sem sacrifício e sem mediador, e estar diante de Deus com Jesus e seu sangue derramado aplicado à sua vida.

Sem Cristo, a morte seria uma condenação. Com Cristo, a morte será uma celebração. “Um morreu por todos, portanto todos morreram” (2 Cor. 5:14). Jesus entrou na morte que você teria morrido, para que, quando a morte vier para você, não será uma passagem para a condenação, mas uma entrada para a celebração.

 

Cristo passou por nossa condenação para nos levar a sua celebração. Passar para a condenação aconteceu na cruz no que diz respeito a você, se você estiver em Cristo. Tudo o que resta quando a morte chega para você está entrando em celebração.

Jesus morreu para me trazer da miséria de
viver por mim mesmo para a alegria de viver para ele

 

O amor de Cristo nos controla porque concluímos isso … Ele morreu por todos, para que aqueles que vivem deixem de viver por si mesmos, mas por aquele que por eles morreu e ressuscitou.   (2 Cor. 5: 14-15)

A morte padrão de toda pessoa, além de Jesus Cristo, está passando para a condenação. O padrão de toda pessoa, além de Jesus Cristo, é viver por si mesmo. Agora, vamos fazer uma pausa nesta frase: “não viva mais para si”.

Uma das barreiras que impedem muitas pessoas de conhecer, serem preenchidas e controladas pelo amor de Cristo é a idéia de que a verdadeira felicidade só pode ser encontrada se eu estiver livre para viver por mim.

Viver por si mesmo é a vida padrão de todas as pessoas. Isso significa que, a menos que algo aconteça para trazer uma mudança, acabamos vivendo para nós mesmos. A Bíblia diz isso claramente:

“Todos buscam seus próprios interesses, não os de Jesus Cristo” (Filipenses 2:21).

O que significa viver para si mesmo?

Eu quero que você veja a miséria absoluta desta posição.

 

Um rei sem coroa

Quem vive pode não viver mais para si. (2 Cor. 5:15)

É uma coisa perigosa servir a um rei sem coroa. O eu é um pretendente ao trono de Deus. Isso é algo muito perigoso, porque o que acontece consigo e com seus servos quando o verdadeiro rei retorna?

Um chefe infeliz

Se você vive para si mesmo, você se torna o chefe e o servo. Você se coloca nos dois lados do livro. Você é quem é servido e você é quem serve. As demandas que você define são as que você deve atender. A experiência da pessoa que vive por si mesma é como ‘roubar Pedro para pagar a Paulo’, e você está sempre em conflito.

Se você vive por si mesmo, muitas vezes se encontra na estranha posição de se bater porque está infeliz. aqui estão alguns exemplos:

Você se olha no espelho e ‘eu, o chefe’, não fica feliz porque ela quer ter uma imagem mais agradável. Então, ela se espancou por não ser bonita o suficiente.

Você olha para a sua vida e ‘o chefe’ diz que deveria ter realizado mais. Então, quem é o culpado? ‘Eu, o servo’ é espancado por não ter medido.

Então suponha que, em algum momento, você diga a si mesmo: “Isso não é bom, estou vivendo por mim mesmo e não sou feliz. Estou sendo muito duro comigo mesmo. Eu preciso me acalmar e me dar um tempo. ”Então é isso que você faz, mas aqui está o problema: você ainda não está feliz porque, enquanto ‘eu próprio servo’ está fora do gancho, ‘eu mesmo patrão’ não está mais sendo servido!

Viver por si mesmo é um pesadelo absoluto. Quando você se apresenta como mestre, acaba sendo esmagado como servo. Então, quando você se ilumina como servo, acaba sendo enganado como mestre. Você não pode ganhar! E ao nosso redor existe uma cultura que diz: “Viva por si mesmo!”

Um servo não recompensado

Se você mora sozinho, quem pode te recompensar? Quem está lá para sorrir quando seu trabalho terminar? Quem está lá para abraçá-lo e se alegrar com você quando seu trabalho terminar? Se você vive por si mesmo, quem pode lhe dizer: “Bem, servo bom e fiel, entre na alegria de seu mestre?”

Um dia você olha para cima e descobre que está sozinho. Não há sorriso. Não existe “Bem feito!” Não há amor e não há alegria, porque quem você fez todo o seu trabalho é você mesmo.

Os seres humanos têm uma vida padrão e uma morte padrão. A vida padrão é que vivemos para nós mesmos. A morte padrão é que passamos à condenação. Cristo morreu nossa morte padrão para mudar nossa vida padrão.

Não perca esta

Pois o amor de Cristo nos controla, porque concluímos o seguinte: que um morreu por todos, portanto todos morreram; e ele morreu por todos, para que aqueles que vivem deixem de viver por si mesmos, mas por aquele que por eles morreu e ressuscitou. (2 Cor. 5: 14-15

Jesus

Concluímos isso … Ele morreu por tudo o que aqueles que vivem podem não viver mais por si mesmos, mas por aquele que por causa deles morreu e foi ressuscitado. (2 Cor. 5:15).

Todo esse versículo é sobre Jesus. Esse é o significado da história do jovem governante rico. Ali estava alguém que era obviamente moral, profundamente religioso e preocupado que tudo ficaria bem para ele na eternidade.

Você já descobriu que ser moral e religioso nunca o libertará da miséria de viver por si mesmo? Pessoas morais e religiosas podem ser tão egoístas quanto chegam. Porque ser moral e ser religioso não tem o poder de quebrar a vida padrão de viver para si mesmo.

Isso era verdade para o jovem governante rico. Ele estava vivendo para si mesmo. Ele queria tudo o que poderia conseguir neste mundo e, em seguida, também queria o céu. Então, quando Jesus disse: “Venda o que você tem e venha me seguir”, o homem foi embora triste.

Um cristão é uma pessoa que não vive mais por si mesma, mas por Cristo que morreu por causa deles e foi ressuscitado.

Agora

Quem vive pode não viver mais para si. (2 Cor. 5:15)

Você viveu o suficiente para si mesmo. Por que você continuaria mais na miséria de tentar ser seu próprio Senhor e Salvador?

Por que você não disse hoje: “Jesus, eu estou tão cansado de viver por mim mesmo. Já não! À luz de quem Jesus é e o que ele realizou em meu nome, e o propósito que ele tinha em vista, não posso mais viver por mim mesmo. Devo me entregar a ele e viver por ele, para que seu amor me controle.

Você


Concluímos o seguinte: que um morreu por todos. (2 Cor. 5:14)
“Ele morreu por todos.” Portanto, há esperança para você por este motivo: tudo o que Deus fez em Jesus Cristo na cruz para mudar a vida e mudar a morte pode ser seu hoje. Não há exclusões. Ninguém está além dos limites da graça que Deus derramou em Jesus.

Cristo morreu por todos. Há amor no coração de Cristo por todos. Cristo pode encher você com esse amor. Ele pode mudar você através desse amor. Observe que Paulo diz: “Ele morreu por todos, para que aqueles que vivem não mais vivessem por si mesmos, mas por aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Cor. 5: 14-15).

Você não pode servir a um salvador morto. De fato, um salvador morto seria uma contradição em termos. Somente um salvador vivo é capaz de libertá-lo da miséria de viver por si mesmo e trazê-lo para a alegria de viver por ele.

Este Cristo que morreu por todos, ressuscitou! Ele é o Salvador vivo. Este Salvador pode mudar a face da morte para você! Este Salvador pode mudar o curso da vida para você!

Venha para ele. Diga a ele que você vê sua necessidade dele e que chegou a ver que sua única esperança está nele. Diga a ele que você está cansado de viver por si mesmo. Coloque sua vida nas mãos dele e entregue-se a ele. Peça a ele para fazer você próprio. Peça a ele que perdoe seus muitos pecados. Peça a ele para levá-lo a uma nova vida.

Decida hoje essas convicções em sua mente: Jesus morreu em seu lugar para mudar a face da morte para você para sempre. Jesus morreu para libertá-lo da miséria de viver por si mesmo. Através do amor dele, ele é capaz de assumir o controle de sua vida, libertá-lo da tirania do eu e levá-lo a uma nova vida para ele. Ele é capaz e está pronto. Então não desanime.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here