Home Esboçco de Pregação 9 dicas de pregação que mudarão vidas

9 dicas de pregação que mudarão vidas

140
0
Rick Warren

Por Rick Warren em 12 de março de 2018

Rick Warren

Eu direi repetidamente: O propósito da pregação é a obediência. Todos os pregadores do Novo Testamento – incluindo Jesus – enfatizavam conduta, mudança comportamental e obediência. Você só acredita nas partes da Bíblia que você obedece. As pessoas dizem: “Eu acredito no dízimo”. Mas eles dão o dízimo? Não? Então eles não acreditam nisso.

É por isso que você deve sempre pregar por resposta, visando que as pessoas ajam de acordo com o que é dito. João fez isto: “O mundo e seus desejos passam, mas o homem que faz a vontade de Deus vive para sempre.” (1 João 2:17) E em 1 João 2: 3 (NIV), “Sabemos que veio conhecê-lo se obedecermos a seus comandos.

Após cerca de 30 anos de pregação, aqui estão nove coisas que aprendi sobre a pregação para a mudança de vida:

 

1. Todo comportamento é baseado em uma crença.

Se você se divorciar, é porque acredita que desobedecer a Deus causará menos dor do que permanecer em seu casamento. É uma mentira, mas você acredita nisso. Quando alguém chega até você e diz: “Estou deixando meu marido e vou me casar com esse outro homem porque acredito que Deus quer que eu seja feliz”. Eles apenas lhe disseram a crença por trás do comportamento deles. Está errado, mas eles acreditam.

 

2. Por trás de todo pecado é uma mentira, eu acredito.

No momento em que você peca, você está fazendo o que acha que é a melhor coisa para você. Você diz: “Eu sei que Deus diz para fazer isso, mas eu vou fazer isso”. O que você está fazendo? Você acredita em mentira. Por trás de todo pecado há uma mentira. Comece a procurar as mentiras por trás das razões pelas quais as pessoas em sua igreja agem da maneira que agem. Quando você começar a lidar com isso, começará a ver a mudança.

Tito 3: 3 declara: “Outrora fomos também tolos, desobedientes, enganados e escravizados por todo tipo de paixões e prazeres.” Quando você vive em pecado, você está vivendo em engano e acreditando em uma mentira.

Quando você olha para a sua congregação, você não vê as mentiras que eles acreditam, mas você vê o comportamento deles. Você sabe que eles são infiéis; você sabe que eles não estão comprometidos; Você conhece todas essas coisas. A parte difícil é descobrir a mentira por trás do comportamento. Quanto mais sábio você entrar no ministério, mais rápido você começará a ver as mentiras. Você crescerá e amadurecerá no ministério e se tornará mais exigente, porque começará a ver padrões repetidamente.

 

3. Mudança sempre começa na mente.

Você precisa começar com a crença – a mentira – por trás do comportamento. Romanos 12: 2 (NVI) ordena: Transforme-se pela renovação de sua mente”. O modo como você pensa determina o modo como você se sente e o modo como você se sente determina a maneira como você age. Se você quer mudar a maneira de agir, deve determinar a maneira como pensa. Você não pode começar com a ação. Você tem que começar com o pensamento.

 

4. Para ajudar as pessoas a mudar, precisamos mudar suas crenças primeiro.

Jesus disse: “Você conhecerá a verdade e ela libertará você.” (João 8:32 NVI) Por quê? Porque para ajudar as pessoas a mudar, você precisa ajudá-las a ver a mentira na qual elas estão baseando seu comportamento. É por isso que quando você sabe a verdade, liberta você.

 

5. Tentar mudar o comportamento das pessoas sem mudar sua crença é uma perda de tempo.

Se você pedir a uma pessoa para mudar antes que sua mente seja renovada, ela não funcionará. Ele tem que internalizar a Palavra de Deus primeiro.

Por exemplo: seus padrões de crença estão em sua mente. Toda vez que você pensa em uma crença, ela cria um impulso elétrico em seu cérebro. Toda vez que você tem esse pensamento novamente, cria uma rotina mais profunda.

Se você quiser ver a mudança em sua igreja, você deve ajudar as pessoas a sair da rotina e mudar o piloto automático. Por exemplo: digamos que eu saio e compro uma lancha com um recurso de piloto automático. Eu coloquei a lancha para ir para o norte no piloto automático, então o barco vai para o norte automaticamente. Eu nem tenho minhas mãos no volante. Se eu quiser virar o barco ao redor, eu poderia agarrar manualmente o volante e por pura força de vontade e força, virar. Eu posso forçá-lo a ir para o sul, mas o tempo todo estou sob tensão porque estou indo contra a inclinação natural do barco. Logo me canso e solto o volante, e ele se vira automaticamente e volta para o modo como está programado.

Isso é verdade na vida. Quando as pessoas aprendem algo repetidas vezes, sendo ensinadas pelo modo de pensar do mundo, elas são programadas para seguir esse caminho. E se um homem for programado para pegar um cigarro toda vez que estiver sob tensão? Mas um dia ele pensa: “Isso está me matando! Eu vou ter câncer. ”Então ele agarra o volante e o gira à força, joga a mochila para longe e diz:“ Eu vou desistir! ”

Ele faz uma semana sem cigarro, uma semana e meia, duas semanas … mas o tempo todo ele está sob tensão porque ele não mudou a programação em sua mente. Eventualmente, ele vai deixar ir e pegar um cigarro novamente.

Se você quer mudar as pessoas radical e permanentemente, você tem que fazer do jeito do Novo Testamento. Você tem que ser transformado pela renovação de sua mente. Basta dizer às pessoas: “Você precisa parar de fumar … Você precisa parar de fazer isso … Você precisa parar de fazer isso …” não vai funcionar. Você precisa ajudá-los a mudar seu padrão de crença.

6. O termo bíblico para “mudar de idéia” é “arrependimento”.

O que a maioria das pessoas pensa quando digo a palavra “arrepender-se”? Eles pensam em um cara na esquina com uma placa de sanduíche dizendo: “Vire ou queime. Você vai morrer e fritar enquanto vamos para o céu. ”Eles pensam em algum maluco.

Mas a palavra “arrependimento” é uma palavra maravilhosa – metanoia – que significa em grego “mudar de idéia”. O arrependimento está apenas mudando a forma como pensamos sobre algo, aceitando o modo como Deus pensa a respeito. Isso é tudo que é arrependimento. As novas palavras para o arrependimento são “mudança de paradigma”.

Pastores, estamos no negócio de mudança de paradigma. Estamos no negócio do arrependimento. Estamos prestes a mudar a mente das pessoas no nível mais profundo – o nível de crença e valores. Mas deixe-me esclarecer isso com o próximo ponto.

 

7. Você não muda a mente das pessoas, a Palavra aplicada de Deus faz.

1 Coríntios 2:13 (NLT) nos ajuda a manter isso em foco: “Falamos as palavras que nos foram dadas pelo Espírito, usando as palavras do Espírito para explicar as verdades espirituais.” Na pregação real, Deus está atuando no orador.

2 Samuel 23: 2 (NVI) diz: “O Espírito do Senhor falou através de mim. Sua palavra estava na minha língua.

Zacarias 4: 6 diz: “’Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor Todo-Poderoso.”

Portanto, lembre-se: você não muda a mente das pessoas, a Palavra aplicada de Deus faz.

 

8. Mudar a maneira de agir é fruto do arrependimento.

Tecnicamente, arrependimento não é mudança de comportamento. A mudança de comportamento é o resultado do arrependimento. Arrependimento não significa abandonar seu pecado. O arrependimento significa simplesmente mudar de idéia. João Batista disse em Mateus 3: 8 (NVI): “Produzi fruto em harmonia com o arrependimento”. Em outras palavras, “OK, você mudou sua opinião sobre Deus, sobre a vida, sobre o pecado, sobre você – agora vamos ver algumas frutas como resultado disso. ”

 

9. O tipo mais profundo de pregação é a pregação do arrependimento.

Porque a mudança de vida só acontece depois que você muda o pensamento de alguém, então pregar para arrependimento é pregar para mudar a vida. É o tipo mais profundo de pregação que você pode pregar.

Toda semana tento comunicar a Palavra de Deus de tal maneira que ela muda a maneira como as pessoas pensam. A palavra “arrependimento” assumiu uma imagem tão negativa que raramente uso a palavra. Mas eu prego isso toda semana.

O arrependimento é a mensagem central do Novo Testamento. O que os pregadores do Novo Testamento pregaram?

  • João Batista: “Arrependa-se, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mateus 3: 2).
  • Jesus: “Arrependa-se e creia no evangelho” (Marcos 1:15)
  • O que Jesus disse a seus discípulos para pregar? “Então eles saíram e pregaram o arrependimento.” (Marcos 6:12 NAB)
  • O que Pedro pregou no Pentecostes? “Arrependam-se e sejam batizados cada um de vocês.” (Atos 2:38 NAB)
  • O que João pregou em Apocalipse? Arrepender-se.

Acredito que uma das grandes fraquezas da pregação hoje é que há muitas pessoas que têm medo de se apoiar na Palavra de Deus e desafiar com humildade e força a vontade das pessoas. É preciso coragem para fazer isso, porque eles podem rejeitá-lo. Eles podem rejeitar sua mensagem; eles podem ficar bravos com você e falar de você pelas suas costas.

E porque muitos pastores não estão dispostos a desafiar as pessoas e causar uma mudança na crença, resultando em mudança de comportamento, nossa nação está desmoronando. Provérbios 29:18 (NCV) adverte: “Onde não há palavra de Deus, as pessoas são descontroladas.”

PT Forsythe diz: “O que o mundo está procurando é um Evangelho de autoridade falado através de uma personalidade humilde”. Um Evangelho de autoridade falado não como um martelo, mas com humildade.

Então agora, eu tenho um desafio pessoal para você – aplicação na vida. Você vai usar a Bíblia da maneira que foi planejada ou não? Você se arrependerá de pregar de maneiras que não estavam focadas em uma aplicação que pudesse mudar o caráter e a conduta das pessoas?

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here